Wu Xing: a Teoria dos Cinco Elementos



12 de outubro de 2019

{{brizy_dc_image_alt entityId=

O Wu Xing (Wu - "cinco" e Xing - "andar") estabelece um conjunto de interações entre cinco elementos naturais. De acordo com a teoria, fogo, água, metal, madeira e terra são fases de transformação que ocorrem em todos os fenômenos químicos, físicos, biológicos ou psicológicos.

A teoria dos cinco elementos - ou movimentos - foi estabelecida por Zou Yan. O filósofo é conhecido como o fundador do pensamento científico chinês e foi um importante membro da Academia Jixia. Seus ensinamentos durante o Período dos Reinos Combatentes (475 a.C. – 221 a.C.) combinavam a teoria dos cinco elementos e a do Yin Yang.

Os processos que envolvem o Wu Xing se dividem em estimulação (representado pelo movimento circular) e inibição (que segue o movimento do pentagrama) do Qi, a energia vital. No primeiro ciclo a madeira alimenta o fogo, que produz terra com suas cinzas, que reúne o metal, que origina água ao se aquecer e dissolver, que dá vida à madeira. No segundo ciclo a madeira nutre a terra, que retém a água, que apaga o fogo, que funde o metal, que corta a madeira.

Relação entre os cinco elementos
Relação entre os cinco elementos

Um dos usos mais conhecidos da teoria das cinco transformações é na Medicina Tradicional Chinesa. Cada elemento se relaciona com uma parte do corpo humano. O fogo está ligado à cabeça e à região cardiorrespiratória; a terra está ligada à região gastrointestinal; a água, à região genital e o sistema urinário; a madeira relaciona-se com o lado esquerdo do corpo, e o metal com o lado direito.

A prática clínica é realizada em sessões de acupuntura, moxabustão, ventosaterapia, entre outras. O conjunto de técnicas trabalha para aumentar ou diminuir os canais de energia dos órgãos e regiões correspondentes a cada elemento.

Uma sessão de ventosaterapia
Uma sessão de ventosaterapia

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.