Thomas Law participa do Encontro dos Institutos Confúcio do Brasil



12 de setembro de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Pela primeira vez, todos os Institutos Confúcio do Brasil estiveram reunidos. Durante a cerimônia, na sede do Instituto Confúcio na Unesp, em São Paulo, nesta sexta (12) foi inaugurada a “Rede Brasileira dos Institutos Confúcio”. A iniciativa fortalece os laços culturais, promovendo a língua e a cultura chinesa nas universidades do Brasil.

A convite do Instituto Confúcio na Unesp, Thomas Law, presidente do Ibrachina e do Chinese Bridge Club in São Paulo, participou do encontro, acompanhado de Ana Law, diretora financeira do Ibrachina e do Chinese Bridge Club in São Paulo. 

Estavam presentes autoridades como Yu Yunfeng, diretor-geral do Centro de Educação e Cooperação em Línguas (CLEC), do Ministério da Educação da China; Zhang Xi, cônsul geral interina do Consulado-Geral da China em São Paulo; Xing Wenju, ministro da Embaixada da China no Brasil; Ding Yang, vice-diretor de divisão de políticas e Rede Global da Divisão de Programas e Subvenção da Fundação de Educação Internacional Chinesa (CIEF); além de Zhang Lili, diretora da Divisão de Captação de Recursos e Relações Públicas da CIEF.

Yang Wei, presidente da CIEF e Liu Jianping, presidente da Universidade de Hubei, participaram por vídeo.

Também estiveram presentes: Maysa Furlan, reitora da Universidade Estadual Paulista- Unesp; Rozana Reigota Naves, reitora da Universidade de Brasília; Marluce Aparecida Souza e Silva, reitora da Universidade Federal do Mato Grosso; Cesar Martins, vice-reitor da Unesp; Penildon Silva Filho, vice-reitor da Universidade Federal da Bahia; lima Pastana Ferreira, vice-reitora da Universidade do Estado do Pará; Fernando Antonio Santos Coelho, reitor em exercício e Coordenador Geral da Unicamp, Marley Velasco, vice-reitora da PUC do Rio de Janeiro; Diana Azevedo, vice-reitora da Universidade Federal do Ceará; José Roberto de Souza Cavalcanti, vice-reitor da Universidade de Pernambuco; Marcelo Leineker Costa, vice-reitor da Universidade Federal do Tocantins; Paulo Henrique Aragão Catunda, vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão; Jézio Hernani Bomfim Gutierre, diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp.

Programação e assinatura de Termos de Cooperação

Como parte da programação, ocorreram duas apresentações artísticas. As professoras Jiao Jiabo e Aline Toffoli, do Instituto Confúcio na Unesp, fizeram uma demonstração de artes marciais. Na sequência, três alunos do Instituto Confúcio na Unesp e uma aluna do Instituto Confúcio para Negócios na FAAP recitaram o poema "Grande Muralha da Amizade". 

Os representantes dos Institutos Confúcio participaram de dois fóruns de debate sobre o ensino do mandarim nas universidades brasileiras e a divulgação da cultura chinesa no país. Na sequência, a professora Ru Ning, diretora chinesa do Instituto Confúcio na UFC; e Antônio Carlos Braga Silva, diretor brasileiro do Instituto Confúcio na Universidade do Estado do Pará, apresentaram as conclusões dos encontros.

O CIEF assinou um Termo de Cooperação com a Rede de Institutos Confúcio do Brasil e empresas chinesas. Da mesma forma, o CLEC assinou Termos de Cooperação com a Universidade de Brasília e com a Universidade Federal de Tocantins.  

Os Institutos Confúcio são programas públicos de promoção educacional e cultural mantidos pela Fundação de Educação Internacional Chinesa, tendo como objetivo ensinar a língua e divulgar cultura chinesa, facilitar o intercâmbio educacional e promover a amizade entre os povos. O Ibrachina e o Chinese Bridge Club in São Paulo apoiam regularmente a realização de diferentes projetos dos Instituto Confúcio.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.