Thomas Law fala sobre mediação e arbitragem em painel na SIMAEX
2 de outubro de 2025

O Seminário Internacional de Negociação, Mediação e Arbitragem no Comércio Exterior (SIMAEX) foi realizado pela primeira vez em São Paulo. O encontro desta quinta (2) teve como tema “Novas Fronteiras da Arbitragem e Mediação no Comércio Exterior”. Thomas Law, presidente do Ibrachina e do IBCJ, foi um dos painelistas do evento no campus Monte Alegre da PUC-SP, falando sobre “As Novas (velhas) Fronteiras do Comércio Internacional”. Também falaram o professor argentino Miguel de Dios, da Universidad del Salvador, e Wagner Parente, sócio do escritório Barral Advogados.
Em sua participação, Thomas falou sobre “Comércio Internacional e Meios Alternativos de Solução de Controvérsias: Mediação e Arbitragem”. Analisou brevemente questões relativas à importação e exportação do Brasil, o cenário econômico da China, questões jurídicas relacionadas ao comércio exterior e o cenário global em meio à corrente guerra tarifária. “O futuro da arbitragem será mercado por inovação tecnológica, compromisso étnico e cooperação internacional”, pontuou.
A abertura do evento teve a participação do Ministro do STJ, Sidnei Beneti; do presidente do Conselho de Administração da AEB, Arthur Pimentel; do diretor da Faculdade de Direito da PUC; Erik Frederico Gramstrup; do diretor do Departamento Direitos Difusos e Internacional da PUC, Cláudio Finkelstein; e da conselheira técnica da AEB, Roberta Portella.
Consolidado como uma das principais plataformas de debate sobre resolução de conflitos no comércio internacional, o SIMAEX reuniu renomados especialistas nacionais e internacionais, lideranças empresariais e autoridades. Entre os temas discutidos estão os novos rumos da arbitragem, mediação e negociação no comércio exterior.
Realizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil-AEB e PUC-SP, tem apoio do Canal Arbitragem e do Ibrachina.
Assista na íntegra
Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.