Thomas Law encontra ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, em Beijing



16 de maio de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

O presidente do Ibrachina e da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China da OAB Federal (CNRBC/OAB), Thomas Law, viajou a Beijing para participar do “Seminário Empresarial China-Brasil”, a convite do governo federal.

Na ocasião, Thomas encontrou Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.

Promovido pela APEXBrasil, o Seminário reuniu 200 empresários brasileiros, além de 500 executivos e autoridades chinesas. O evento é parte da programação oficial da visita do presidente Lula da Silva à China. Para o encontro estratégico, foram selecionados 200 empresários brasileiros, além de 500 executivos e autoridades chinesas.

Acordos bilaterais na área da tecnologia

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) assinou três memorandos de entendimento entre Brasil e China. Eles servirão para o fortalecimento da cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação. São eles:

  • MCTI e o Ministério da Ciência e Tecnologia da China devem criar conjuntamente o Centro de Transferência de Tecnologia China-Brasil e o Centro de Transferência de Tecnologia China-América Latina e Caribe – Sede Brasil.  
  • Declaração Conjunta de Intenções entre o MCTI e a Administração Espacial Nacional da China. Prevê o compartilhamento de dados espaciais com os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos - CELAC as informações geradas pelos satélites CBERS-5 e CBERS-6, já mantidos pelos dois países. 
  • O Memorando de Entendimento entre a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Autoridade de Energia Atômica da China (CAEA) aborda pesquisas fundamentais e aplicadas, além da formação de recursos humanos, construção, operação e manutenção de reatores, entre outras iniciativas como segurança nuclear, segurança física nuclear, preparação e resposta a emergências nucleares e proteção radiológica.

Os dois países possuem um amplo “Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica” desde 1984. Há diferentes programas vigentes atualmente na área, incluindo:

  • Plano de cooperação espacial 2023-2032 entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Administração Espacial Nacional da China (CNSA).
  • Plano de cooperação e investimentos em economia digital.
  • Memorando de Entendimento entre o MCTI e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China sobre Cooperação na Indústria Fotovoltaica.
  • Acordo com a Autoridade de Energia Atômica da China sobre Cooperação Estratégica em Aplicações de Tecnologia Nuclear.
  • Programa Sino-Brasileiro de Fonte de Luz Síncrotron, entre o MCTI e o Ministério da Ciência e Tecnologia da China.
  • Memorando de Entendimento para o Aprimoramento da Cooperação Brasil-China no Desenvolvimento de Capacidades em Inteligência Artificial.
  • Criação e manutenção do Laboratório Conjunto em Mecanização e Inteligência Artificial para Agricultura Familiar.
  • Ajuste Complementar entre o CNPq e a Academia de Ciências da China nos campos das Ciências Puras e Aplicadas.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.