Semana da Rota da Seda 2025: Brasil é convidado de honra



24 de julho de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

A Semana da Rota da Seda 2025 começou oficialmente em 11 de julho, na cidade de Hangzhou, capital da Província de Zhejiang, no leste da China. Com o tema "A seda entrelaça o passado e o presente, a roda conecta o mundo", o evento convidou o Brasil como país homenageado para iniciar juntos um diálogo de civilizações que transcende o espaço e o tempo.

A cerimônia de abertura foi realizada no Museu Nacional da Seda. O destaque foi a exposição "Milhas de Céu Azul - A Rota da Seda nas Pradarias entre os Séculos X e XII", com mais de 200 relíquias históricas, incluindo mais de 60 peças classificadas como de primeira classe na China. A mostra revela os trocas comerciais e culturais ao longo da Rota da Seda das Pradarias, a partir de sítios arqueológicos e tumbas da dinastia Liao - um mergulho na diversidade e unidade da civilização chinesa.

"O Brasil e a China são parceiros estratégicos de longa data, comprometidos em aprofundar a cooperação em várias áreas. Os laços culturais entre os dois países desempenham um papel importante na promoção e expansão da cooperação mútua", afirmou Lucas Lima, vice-cônsul-geral do Consulado-Geral do Brasil em Shanghai.

No Brasil, as atividades acontecerão entre outubro e novembro, com uma programação rica e diversa, incluindo a exposição "Fios que Unem Montanhas e Mares: Da Terra da Seda ao País do Samba", que será realizada em São Paulo, e a exposição "Beleza da Rota da Seda - Arte da Seda da China", prevista para ocorrer em Foz do Iguaçu.

"A Rota da Seda é um patrimônio valioso da civilização humana", disse Qiao Yunfei, vice-diretor da Administração Nacional do Patrimônio Cultural. "A cooperação e o diálogo entre os dois países promoverá o intercâmbio e a aprendizagem mútua para o desenvolvimento multicultural e sustentável".

Alexandra Almeida, diretora executiva do Museu da Imigração em São Paulo, afirmou que nos últimos anos, a China tem promovido esforços no sentido do intercâmbio cultural e da troca de experiências entre civilizações, contribuindo para aumentar o nível de compreensão mútua e cooperação entre os países ao longo da Rota da Seda.

Desde 2020, a Semana da Rota da Seda se fortalece como símbolo de intercâmbio e cooperação internacional. Este evento recriará cenas de tecelagens antigas através da realidade virtual (VR), tornando a civilização da Rota da Seda palpável. Nesta cerimônia, o projeto da "Galeria Internacional da Seda Chinesa (Overseas Gallery of CNSM)" também foi lançado oficialmente, com o objetivo de aprofundar ainda mais o intercâmbio e a cooperação externa da cultura da seda chinesa.

"Acredito que este ano se tornará um marco importante na cooperação entre China e Brasil e oferecerá oportunidades importantes para uma nova cooperação entre os dois países", disse Lucas Lima.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.