Russos são uma das 56 etnias minoritárias da China



2 de novembro de 2023

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Os membros da etnia russa da China vivem em Ili, Tacheng, Altay e Urumqi na Região Autônoma Uigur de Xinjiang e na Região Autônoma da Mongólia Interior.

Registros históricos mostram que eles começaram a se mudar para a China no século 18, vindos da Rússia czarista em períodos de dificuldade econômica. Novos movimentos migratórios ocorreram entre o final do século 19 e após a Revolução de outubro de 1917.

Até hoje eles falam russo e seu hábitos culturais e vestimentas são quase idênticos aos habitantes da Rússia. Em cidades como Dalia, é possível ver prédios erguidos segundo a tradição arquitetônica russa.

Estima-se que são menos de 20 mil pessoas da etnia russa vivendo na China atualmente. Embora sejam um grupo minoritário, eles têm deputados no Congresso Nacional do Povo e no Congresso Popular Regional.

Também participam ativamente da administração dos assuntos estatais e regionais.
Atualmente, a maioria dos russos vive em áreas urbanas e trabalham principalmente na indústria e no comércio.

Festivais

A maioria dos russos que vivem na China são cristãos, seguindo a Igreja Ortodoxa Oriental, que celebra missas em russo. Isso ajuda-os a preservar a língua e quase todos são bilíngues, falando também o mandarim.
As celebrações mais importantes são de origem cristã, como a Páscoa, em março, e o Natal Ortodoxo, dia 6 de janeiro. Os mais religiosos seguem a tradição da Quaresma e nos 40 dias que antecedem a Páscoa não ingerem carne nem vinho.

Além das roupas tradicionais russas, essa minoria étnica preserva o costuma das músicas tocadas na balalaica, um tipo de violão triangular.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.