Presidente do Ibrachina é convidado pela CMG para evento de intercâmbio cultural Brasil-China



20 de novembro de 2024

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Como parte do calendário de eventos que celebram o 50º Aniversário das Relações Diplomáticas Brasil-China, foi realizado um evento de intercâmbio cultural Brasil-China. A cerimônia, no Centro de Convenções em Brasília, marcou o lançamento da 3ª Temporada do Programa Clássicos Citados por Xi Jinping, versão em português. 

Thomas Law, presidente do Ibrachina e vice-presidente do CEDES, foi convidado pelo CMG para o encontro, que reuniu dezenas de autoridades dos dois países, representantes do poder público brasileiro, membros do corpo diplomático, além de órgãos de imprensa chineses e brasileiros. 

Organizado em parceria do Grupo de Mídia da China - CMG com a Empresa Brasileira de Comunicação - EBC, o encontro teve a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente do CMG, Shen Haixiong; o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro da Secom, Paulo Pimenta; a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a ministra interina do turismo, Ana Clara Machado; e o presidente da EBC, Jean Lima. O embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, participaram de forma remota.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que co-preside a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação - COSBAN, destacou que a China é o maior parceiro comercial do Brasil. “Nossas relações continuam firmes e crescentes”, disse, lembrando a importância dos  investimentos chineses no Brasil e a presença de empresas brasileiras em solo chinês.

“Precisamos de mais cooperação e intercâmbio na área cultural, pois o poder da cultura é grande”, afirmou Shen Haixiong.

O ministro Padilha enfatizou que a “política externa brasileiro valoriza a multipolaridade, num momento especial em que se comemora os 50 anos das relações diplomáticas entre nosso país e a China”. Paulo Pimenta reafirmou a importância do evento, enfatizando a crença do Brasil “no poder transformador da cultura e da comunicação”. Por sua vez, Margareth Menezes pontuou que a cultura é “parte fundamental das relações bilaterais entre Brasil e China”. Também foi lida uma declaração oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Ainda como parte da programação ocorreu a troca de documentos de cooperação entre o CGM e o Festival do Rio; o lançamento do Hi+, nova plataforma de vídeo sob demanda com conteúdo chinês para o público brasileiro; a divulgação dos resultados de pesquisa de opinião sobre a percepção dos brasileiros sobre a China, realizado pelo CEDES, o programa de exibição de filmes e séries chinesas em comemoração aos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China. A Orquestra Criança Cidadã encerrou o evento, com uma apresentação musical. 

“O evento foi marcante, mostrando a importância da cooperação bilateral. O Ibrachina colaborou com a realização do estudo realizado pelo CEDES sobre a percepção dos brasileiros sobre a China“, explicou Thomas Law.

Programa Clássicos Citados por Xi Jinping

Os “Clássicos Citados por Xi Jinping” é uma minissérie de seis episódios, disponibilizados agora no Brasil. Ela será transmitida por canais de televisão brasileiros e estará disponível na internet. 

O lançamento desse conteúdo de mídia foi realizado na mesma data em que o presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se com o presidente Lula e assinaram 37 novos acordos bilaterais, https://novo.ibrachina.com.br/presidentes-do-brasil-e-da-china-assinam-37-acordos-bilaterais/?swcfpc=1  incluindo acordos de cooperação técnica entre a EBC e a CGM.

Pesquisa CEDES

A pesquisa realizada pelo CEDES buscou identificar a opinião sobre a percepção dos brasileiros sobre a China. Foram avaliados diferentes aspectos, como economia, tecnologia e cultura. Ela concluiu que as Ações China-Brasil têm um futuro promissor.

Conforme o levantamento feito no Brasil:

95.6% concordam que a contribuição da China para a economia global e significativa
93.7% concordam que o desenvolvimento saudável e estável das relações China-América Latina
86.7% concordam que o mercado chinês é uma oportunidade para o desenvolvimento do Brasil
86.4% concordam que China e Brasil são parceiros

Veja como foi

DSC05183

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.