Ponte mais alta do mundo é inaugurada na China
2 de outubro de 2025

A China inaugurou a ponte mais alta do mundo. Após três anos de construção, desde o dia 28 de setembro ela está aberta ao fluxo de automóveis.
Localizada a 625 metros acima do rio Beipan, a ponte do Grande Cânion Huajiang fica na província de Guizhou. Com 1.420 metros de extensão, a ponte tem 625 metros de altura em seu ponto mais alto do chão até a pista.
Para efeitos de comparação, a ponte mais alta do Brasil é a Jornalista Phelippe Daou, mais conhecida como Ponte Rio Negro. Ela atravessa o Rio Negro, unindo Manaus e Iranduba, no estado do Amazonas. Com 3,6 quilômetros de extensão, seu ponto mais elevado chega a 190,25 metros de altura. Feita de concreto e aço, foi inaugurada em 2011.
Segundo a agência Xinhua, a ponte do Grande Cânion Huajiang é um projeto-chave de uma rodovia que liga o distrito especial de Liuzhi, na cidade de Liupanshui, ao condado de Anlong.
Guizhou conquistou a reputação de província das pontes. De acordo com o departamento provincial de transporte, mais de 32.000 pontes foram construídas ou estão em construção, e quase metade das 100 pontes mais altas do mundo ficam sobre os seus vales.
Para superar os desafios da construção, a equipe contou com uma série de novas tecnologias. Han Hongju, engenheiro-chefe do Grupo de Investimento em Comunicações de Guizhou, disse que foi usado um sistema inteligente de içamento de cabos guiado pelo Sistema de Navegação por Satélite Beidou. Ele permitiu que os trabalhadores posicionassem as treliças de aço — que sustentam o projeto — com precisão de centímetros.
Além da engenharia, a ponte já está remodelando o turismo e a economia locais. Autoridades e desenvolvedores preparam atrações como bungee jump, um café e uma área de turismo integrada no topo da ponte.
Autoridades locais estimam que de 1.000 a 2.000 pessoas visitavam o local diariamente, mesmo antes da ponte ser inaugurada. A expectativa é que esse número cresça rapidamente nos próximos meses.
Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.