Pesquisador mostra como foram as primeiras relações diplomáticas do Brasil com a China



14 de junho de 2022

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Usando o vasto acervo da Biblioteca Nacional, o pesquisador André da Silva Bueno, professor da UERJ,  mestre em História pela UFF e doutor em Filosofia pela Universidade Gama Filho, lança um dossiê que expõe como foram as primeiras relações entre o Brasil e a China.

Intitulado "O Brasil Encontra o Extremo Oriente: a Missão Chinesa (1880)", publicado na BN Digital, a obra é um dossiê que reforça as ligações entre os dois países e o quanto a cultura chinesa influenciou a brasileira. Conforme o autor, mostra como o Brasil foi o primeiro país do Ocidente a ter uma colônia chinesa" e que "laranja, soja, arroz e pastel são produtos chineses amplamente comercializados no Brasil”.

André Bueno é um grande amante da cultura chinesa, há muito tempo acompanha o país oriental e ficou encantado quando teve acesso aos documentos da Biblioteca Nacional.

Um dos pontos mais interessantes desse trabalho é a discussão sobre a presença dos chineses no Brasil de 1880. Afinal, muitos autores apoiaram a ideia de que os chineses poderiam substituir a mão-de-obra escrava pela a assalariada, com custos baixos, sem constituir uma imigração definitiva. Outros historiadores defendem que a entrada dos chineses no país era uma forma de escravidão mascarada pelos contratos que exigiam jornadas longas.

A obra pode ser lida online gratuitamente aqui.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.