O Dia Mundial do Habitat e os 17 ODS



3 de outubro de 2022

{{brizy_dc_image_alt entityId=

O Dia Mundial do Habitat é comemorado anualmente na primeira segunda-feira de outubro. A data foi instituída em 1985 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para a ONU, habitat designa "o lugar onde vivemos e onde temos acesso aos elementos essenciais para nossa sobrevivência, como a água, ar e alimento". O objetivo dessa data é gerar uma reflexão sobre o estado de nossas cidades, o acesso à moradia adequada e como preparar o habitat para as gerações futuras.

Conforme o IBGE, o Brasil tem mais de 5 milhões de moradias irregulares. São milhões de famílias vivendo em favelas, invasões, comunidades, vilas, loteamentos irregulares e afins, sem acesso a serviços públicos essenciais, como o saneamento básico e eletricidade.

A luta contra a pobreza e por melhores condições de vida para todos é uma prioridade global urgente. Esse é um dos pontos centrais da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Ibrachina tem um compromisso público com a divulgação da Agenda 2030 no Brasil e tem promovido ações para acelerar sua implementação. O presidente do Ibrachina, Thomas Law, também preside a Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (CEBRAONU) da OAB Nacional.

Além disso, Law também publicou artigos sobre os ODS e reuniu-se com representantes da UNESCO, onde o tema foi abordado, além de apoiar o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 no Brasil.

Ao mesmo tempo, o Ibrachina promove a ampla adoção das tecnologias de smart cities para melhoria do habitat, em especial nas grandes cidades. Nesse sentido, criou o Ibrachina Smart City Council e realiza eventos como os Smart City Sessions, além de promover os Challenges, competições de startups, dando ênfase nas soluções que auxiliam na melhoria das condições de vida da população.

Também é digno de nota que o Ibrachina é promotor das práticas de ESG no Brasil, tendo realizado recentemente o 1º Congresso Internacional de ESG para Cidades onde foi debatida caminhos para melhorias das condições no habitat brasileiro.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.