No Dia do Ceramista, conheça melhor essa arte milenar chinesa



28 de maio de 2023

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Em 28 de maio é comemorado o Dia do Ceramista. A data homenageia todos os profissionais que trabalham com cerâmica, uma arte chinesa milenar que muito influenciou o Ocidente.

A data foi instituída pela Lei 4.016 de 1980, como forma de celebrar os profissionais artesãos e também os que trabalham na indústria de cerâmica (azulejos, pisos cerâmicos, ladrilhos e outros).

Breve história da cerâmica chinesa

A arqueologia mostra que a cerâmica é um dos materiais que acompanha o ser humano desde a Pré-História. Porém, a produção de cerâmica como a conhecemos nasceu na China no III milênio a.C. Essa forma de arte se fortaleceu na dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.), com o uso da cerâmica cozida e vitrificada, além do uso de barro branco para a produção de peças diversas.

Ao longo dos anos, os processos foram se modificando, acompanhando as transformações sociais que aconteciam na China, como o uso do pigmento azul durante a Dinastia Yuan (1279-1368), quando os mestres ceramistas chineses descobriram o óxido de cobalto.

Aplicado na porcelana branca e em seguida cozido a 1200º C, o cobalto resultava em um lindo tom de azul, que ficava mais forte ou mais fraco de acordo com as pinceladas. Já na dinastia Ming, as louças brancas e azuis se tornaram muito famosas. Assim, a porcelana decorativa azul e branca acabaria conquistando o mundo. Após popularizar-se na Europa, chegou às colônias do Velho Continente como o Brasil.

Durante a Dinastia Qing (1644 a 1912) foi a vez dos esmaltes da “família verde” e a “família rosa” no reinado de Youngzheng.

Com milhares de anos de tradição na produção de peças com cerâmica, a China é uma referência na produção de objetos de cerâmica, desde produtos para o dia a dia até peças artesanais de alto valor comercial.

 

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.