Missão jurídica do CEDES e do IBCJ à China visita Suprema Corte chinesa e sede da AIIB



21 de junho de 2024

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Nesta sexta-feira (21), a missão brasileira do CEDES e IBCJ liderada por Thomas Law, presidente do Ibrachina, visitou o Supremo Tribunal Popular da China. A Suprema Corte do país, onde foram recebidos por representantes do órgão jurídico. A comitiva ouviu sobre como é feita a inovação tecnológica judicial, através do laboratório inteligente da Suprema Corte.

O presidente do Ibrachina, Thomas Law, também é presidente do CEDES e vice-presidente do IBCJ. Ele explicou que o programa “Strive to let the people feel fairness and justice in every case – The Smart Court Laboratory of the Supreme People’s Court” volta seus esforços para que a população sinta imparcialidade e justiça em todos os casos.

A tecnologia, extremamente avançada, é focada na massificação de conflitos, simplificada para todas as partes poderem acessar e acompanhar em tempo real e de forma transparente os processos, através de uma infraestrutura robusta de dados onde as informações dos casos passam por ferramentas especiais de análises, agilizando e mitigando litígios.

Participante da missão, a juíza Carolina Nabarro Munhoz Rossi, do TJSP, disse ficar impressionada como a China, que “utiliza a tecnologia a seu favor, colocando a Inteligência Artificial para ajudar juízes previamente ao julgamento, alimentando um sistema nacional com dados que podem preparar o juiz para julgar de forma mais eficaz e eficiente e sem surpresa”.

A comitiva é formada por pós-graduandos e professores do Centro de Estudos e Direito Econômico e Social (CEDES), presidido por João Grandino Rodas, e juristas do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ), juntamente com seu fundador, Joaquim Portes de Cerqueira César.

Visita ao Banco AIIB

A missão também visitou o Asian Infrastructure Investment Bank-AIIB Na ocasião, o conselheiro Luiz Eduardo Vidal Rodrigues e o conselheiro-geral Alberto Ninio recepcionaram os brasileiros.

Eles explicaram como são constituídos os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento, as Organizações Internacionais e o foco de trabalho da AIIB, que busca promover o desenvolvimento econômico sustentável, criar riqueza e melhorar a conectividade da infraestrutura na Ásia. Após a explanação, foi aberta uma discussão, para os participantes poderem sanar suas dúvidas.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.