Macau desempenha papel vital na promoção de cultura chinesa para mundo, diz sinólogo brasileiro



20 de janeiro de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

No século 17, Macau desempenhou um papel importante na promoção da ideologia oriental para o mundo, bem como agora, que o mundo está entrando em um novo período de divulgação da cultura oriental no Ocidente. "Macau continuará a desempenhar o seu papel de 'ponte' no intercâmbio da cultura oriental e ocidental", disse

O amor de Sinedino pela China tem uma longa história. Em 2004, quando um professor de literatura da Universidade de Beijing foi trabalhar na Universidade de Brasília, Sinedino teve a oportunidade de aprender chinês formalmente e deu a si mesmo um nome chinês: Shen Youyou. "You" significa "amizade" em mandarim.

Nos 20 anos seguintes, Sinedino aprendeu do chinês moderno ao chinês tradicional e, posteriormente, publicou traduções em português de obras chinesas, levando a cultura e o pensamento tradicional chineses aos países de língua portuguesa, como ele mesmo diz, "vivendo para aprender".

Os primeiros sinólogos ocidentais receberam formação básica em Macau e trabalharam com lexicografia, traduzindo livros clássicos chineses. Sinedino diz que os indivíduos interessados na China devem ir para Macau e aprender o idioma e a cultura chineses, e que há necessidade de mais especialistas interculturais para desempenhar o papel de ponte.

Ele estudou na Universidade de Beijing e na Universidade Renmin da China e agora leciona na Universidade de Macau. As três obras "Os Analectos de Confúcio", "Daodejing" e "O Imortal do Sul da China: uma leitura cultural do Zhuangzi", traduzidas por Sinedino, permitem que mais leitores brasileiros conheçam o patrimônio da cultura chinesa.

Atualmente, Sinedino está pesquisando "A Arte da Guerra", de Sun Tzu. "O pensamento estratégico de Sun Tzu é muito importante. Então, preciso me concentrar em interpretar o contexto social chinês para os leitores brasileiros, o que também é uma maneira importante de os leitores brasileiros entenderem os pensamentos tradicionais da China", disse ele.

E m breve, será publicada no Brasil a mais recente tradução de uma obra da literatura chinesa moderna, do autor Lu Xun. Com esse título, Sinedino espera apresentar a literatura chinesa moderna aos leitores brasileiros.

Em seu tempo livre, Sinedino adora assistir a filmes. Na parede de seu escritório, há pôsteres de filmes de várias épocas e idiomas. Para ele, os filmes são como uma janela para o mundo.

"Quando era criança, adorava assistir à "As Aventuras de Tintin". Tintin se interessava por diferentes civilizações e apresentava culturas diferentes de uma forma positiva."

Sinedino respeita o multiculturalismo. Após viajar por muitas partes do mundo, decidiu morar em Macau. Ele acredita que, no encontro de várias culturas, Macau é uma cidade única.

Tendo vivido na China por quase 20 anos, Sinedino testemunhou o rápido desenvolvimento do país. Ele disse que o crescimento econômico da China chama a atenção dos países, mas o interesse e a curiosidade dos brasileiros pela China são diversificados, por exemplo, o pensamento cultural clássico chinês.

"Eu mesmo me interesso pela cultura tradicional chinesa, e percebo que os chineses também estão valorizando e preservando cada vez mais sua cultura tradicional. Esse fenômeno é animador", disse ele.

Há dez anos, Sinedino conheceu a cultura chinesa nos hutongs de Beijing, as distintas ruas residenciais da capital. Desde que chegou a Macau, ele espera trabalhar com mais especialistas e acadêmicos de Macau e da parte continental na tradução, pesquisa e promoção da cultura chinesa.

As informações são da Agência Xinhua.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.