Livro fotográfico sobre as relações Brasil-China é lançado em São Paulo



10 de dezembro de 2024

{{brizy_dc_image_alt entityId=

O cinquentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e a República Popular da China foi celebrado ao longo de todo 2024. Nessa segunda-feira (9), a livraria D’Plácido Ibrachina, localizada no Conjunto Nacional, em São Paulo, sediou o lançamento do livro “Brasil-China: 50 Anos de Diplomacia”. Estiveram presentes dezenas de convidados, incluindo políticos, autoridades, juristas e representantes da comunidade chinesa.

A obra bilíngue - português e inglês - foi produzida pelo Ibrachina e pelo Chinese Bridge Club in São Paulo. São 200 páginas, com fotos de Guto Ambar, prefácio do vice-presidente Geraldo Alckmin, apresentação da vereadora Edir Sales e posfácio de Thomas Law, presidente do Ibrachina. Os textos são de autoria de Felipe Agne, diretor de comunicação do Ibrachina.

As imagens revelam diferentes aspectos da cultura chinesa e sua influência no Brasil, com imagens de eventos culturais como a celebração do Ano Novo Chinês em São Paulo, o Festival das Lanternas em Foz do Iguaçu, o Festival do Barco-Dragão, as apresentações da Temporada Cultural da China no Brasil, a homenagem à China feita pela escola de samba Unidos da Vila Maria, além de ressaltar aspectos culturais como gastronomia e artes marciais.

Colaborando com o escopo do livro, foram produzidos diversos vídeos curtos, alusivos à relação dos dois países. Produzidos pela KM Cultural, eles foram disponibilizados no canal de YouTube do Ibrachina.

“Queria parabenizar o fotógrafo Coronel Guto Ambar, que fez um trabalho excelente na retratação e materialização deste livro. Ele marca também as comemorações dos 50 anos das Relações Diplomáticas Brasil-China”, ressaltou Thomas.

A vereadora Edir Sales parabenizou a iniciativa. “É uma honra ter feito a apresentação deste livro. Este ano, criamos a Frente Parlamentar Brasil-China na Câmara Municipal e agora fechamos com esse marco para as relações entre os dois países: o lançamento da obra ‘Brasil-China’ ”, disse.

O fotógrafo Guto Ambar disse ter sido uma experiência muito positiva ter produzido o material. “Esperamos que todos desfrutem das fotografias e dos textos. É um livro bastante importante. Agradeço ao Ibrachina e ao Chinese Bridge, que possibilitaram a publicação”, destacou.

Veja como foi a cerimônia

IBRA-132

Conheça o livro na íntegra abaixo

Veja os videos

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.