Inaugurado em São Paulo o Instituto de Governança Municipal Ibero-Brasileiro – IGMIB



22 de março de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

O Instituto de Gestão Municipal Ibero-Brasileiro (IGMIB) foi criado para fortalecer a cooperação entre municípios do Brasil, Portugal e Espanha. A cerimônia de inauguração ocorreu na sede do Ibrawork, na sexta (20). O espaço reuniu autoridades e lideranças municipalistas, além de grande público.  

Thomas Law, presidente do Ibrachina será o vice-presidente do IGMIB. Ele acredita que o trabalho da entidade oferecerá um benchmark internacional para os municípios. “São insights que podem ser o diferencial para o nosso país. Há muitas coisas importantes acontecendo em São Paulo, como núcleos de fomento ao turismo e parcerias público-privadas, que muito vão agregar num futuro próximo nesse intercâmbio. Vamos colaborar para essa conexão entre os municípios do Brasil e os da Península Ibérica”, disse.

“O IGMIB vai ser uma ferramenta muito importante para o exercício da paradiplomacia, estabelecendo um diálogo entre os municípios brasileiros e os municípios de Portugal e Espanha sobre gestão pública. Podemos combinar o que funciona aqui e o que deu certo lá, para otimizar a vida da população de nossas cidades”, explica Bruno Oliveira, presidente do IGMIB,

Entre os objetivos do IGMIB destacam-se a promoção do intercâmbio de ideias e melhores práticas para otimizar a gestão pública e melhorar a qualidade de vida urbana. Entre as ações previstas estão a realização de congressos, cooperação técnica, formação de gestores e incentivo às metas da Agenda 2030 da ONU. 

Diretoria e Conselho

O Instituto terá uma diretoria executiva, formada pelo Bruno Oliveira, como presidente; Thomas Law, vice; Marcelo Palaveri é o secretário-geral; e Fernanda Hebling ficará na suplência.

Além da diretoria, a entidade possui um Conselho, constituído por: Giovany Denardi, advogado; Marco Aurélio de Oliveira Pinheiro, advogado e ex-prefeito de São Pedro do Turvo/SP; Rômulo Ripa, ex-prefeito de Porto Ferreira; Rodrigo Staut, vice-presidente do Instituto Paulista de Gestão Municipal – IPGM; Marilene Mariottoni, conselheira da Associação Paulista de Municípios e Diretora de Relações Institucionais da AMPPESP; Bruno Gabriel,  Secretário Municipal de Planejamento na Prefeitura de Diadema/SP; Fabiano Moraes, diretor administrativo e financeiro do IPT; Sebastião Misiara, presidente da UVESP; Silvia Melo, presidente executiva da UVESP e CEO do Conexidades; José Adinan Ortolan, presidente da AMPPESP e vice-presidente da Associação Brasileira de Municípios e Conselheiro da Federação.

Veja como foi

Lançamento do IGMIB (24)

 

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.