Ibrachina participa de ação para alívio da pobreza na China



17 de outubro de 2022

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Erradicação da Pobreza é um dos maiores desafios da humanidade. É uma prioridade para a Organização das Nações Unidas, sendo o primeiro dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Além disso, a ONU estabeleceu 17 de outubro como o Dia Internacional Para a Erradicação da Pobreza.

O Ibrachina tem compromisso com a implementação da Agenda 2030, realizando ações beneficentes, sociais, educacionais e esportivas no Brasil. O professor Rodrigo Moura, diretor de Relações Internacionais do Ibrachina, tem se envolvido em programas com foco na erradicação da pobreza na China. Recentemente ele assumiu o cargo de diretor do recém-fundado ZIBS Latin America Center da Zhejiang University.

Promovendo o conceito de ensino "Com os pés no chão, mas olhando para as estrelas",  Rodrigo Moura, viajou até as montanhas da província chinesa de Sichuan.com um grupo de Pesquisa e Apoio para Alivio da Pobreza e Revitalização Rural.

Entre 10 e 30 de julho, o grupo composto por 15 pessoas, entre alunos e professores, esteve na cidade de Leshan. Eles realizaram atividades de pesquisa sobre os avanços na luta contra a pobreza e para o entendimento das necessidades locais no contexto da Revitalização Rural. Também deram apoio ao ensino local, com aulas e acompanhamento psicológico.

A Escola Central do município de Diba, no condado autônomo de Mabian Yi, foi escolhida para o estudo que adotou um modelo de ensino semelhante ao praticado no campus internacional da Zhejiang University. O objetivo era a formação de qualidade dos alunos, abrangendo música folclórica, psicologia, esportes, experimentos científicos, divulgação jurídica, poesia antiga, geografia, arte, dança e outros cursos de conteúdo aprofundado. Tudo  aliando o tradicional e o moderno, o nacional e o internacional.

O professor Rodrigo Moura participou do processo de ensino e pesquisa, fazendo uma análise atenta das questões locais, apontando a importância do acompanhamento psicológico das crianças denominadas "deixadas para trás". Também analisou o potencial mercadológico dos produtos locais, como o vinho de ameixa verde, que tem grande potencial de incrementar a renda da população daquela região.

A equipe combinou organicamente o apoio ao ensino com o programa de Alívio à Pobreza, conduzindo entrevistas com todos os alunos, estabelecendo arquivos pessoais para cada um e registrando suas preocupações e dificuldades. Baseados nisso, realizaram uma investigação mais aprofundada com visitas domiciliares. De posse dos dados, buscou-se uma compreensão mais profunda da vida na aldeia, da situação da revitalização rural e das deficiências dos recursos educacionais.

Após identificar os problemas e dificuldades locais, a equipe apresentou um plano de promoção da indústria local por meio do e-commerce, associando os produtos típicos da região à natureza e cultura do povo Yi.

As demonstrações de viabilidade tiveram uma boa aceitação e as criações deram maior visibilidade às atividades econômicas da região. Além do vinho de ameixa verde, há produção de pêssegos, cogumelos matsutake vermelhos e cogumelos secos. Toda a renda gerada foi doada à escola de Mabian.

"Essa é uma forma de ajuda onde todos saem ganhando, os alunos, a escola, a comunidade e nós, pesquisadores, que temos a oportunidade ímpar de sentir a realidade da China profunda, compreender as oportunidades e desafios da nova geração e desenvolvimento rural por meio da tecnologia”, explica o professor Rodrigo Moura.

Dessa forma, o brasileiro e o grupo de prática social da Universidade de Zhejiang puderam contribuir com as escolas rurais em áreas montanhosas e também para a revitalização das áreas rurais na China. Essa foi a segunda viagem do brasileiro com o mesmo propósito. Em 2021, ele visitou uma área rural na província de Yunnan. Moura classifica a oportunidade como “uma experiência única que fortalece a luta contra a pobreza na China e pode render bons frutos se aplicada no Brasil”.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.