Ibrachina articula cooperação com Macau para atrair investimentos ao Brasil



8 de julho de 2021

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Nesta quinta-feira, 8, o Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina) participou de audiência com o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), órgão oficial do Governo de Macau - região administrativa especial da China, com o objetivo de fortalecer cooperação internacional estratégica e atrair investimentos ao Brasil pós-pandemia.

O IPIM, que é responsável pela promoção do comércio internacional e investimentos em Macau, tem como missão institucional reforçar as ligações econômicas e comercias entre a China e os Países de Língua Portuguesa, através de plataforma oficial de cooperação, serviços e negócios. O órgão coordena missões estratégicas, fóruns multilaterais, eventos multissetoriais e feiras internacionais.

De acordo com o advogado e presidente do Ibrachina, Thomas Law, a região de Macau tem papel único na interação chinesa com o Brasil, sobretudo por ser a parte da China que reconhece o português como uma das línguas oficiais. “Unimos esforços com o IPIM para fortalecer a cooperação de combate a pandemia e promover ações para viabilizar novos investimentos e auxiliar na recuperação econômica do Brasil pós-pandemia, com atenção redobrada ao desenvolvimento social, ao meio-ambiente e a sustentabilidade, que é uma máxima mundial”, destacou.

O Diretor de Promoção Econômica e Comercial com os Mercados Lusófonos do IPIM, António Lei, destacou a importância da parceria com o Ibrachina e a intenção de intensificar a conversa com o objetivo de consolidar a mútua representação entre os institutos em suas respectivas regiões. “Começamos imediatamente a interface institucional entre as entidades para atração de negócios e investimentos, e a realização de projetos e ações conjuntas. E a partir de então, aprofundar cada vez mais a parceria institucional direta, bilateral e multilateral”, finalizou Lei.

O encontro marcou ainda a integração entre a Coordenação Brasil/China da Ordem dos Advogados do Brasil (CNRBC/OAB), também presidida por Law, com a Associação dos Advogados de Macau (AAM), representada pelo seu presidente, Jorge Neto Valente. “Estamos prontos para fortalecer a cooperação e promover em conjunto eventos, estudos, pesquisas e publicações sobre a legislação de cada país”, concluiu Valente. Já o vice-presidente da CNRBC/OAB, Sóstenes Marchezine, comentou que “a segurança jurídica é imprescindível para a promoção de negócios duradouros e viabilização de investimentos com riscos menores e suficientemente mapeados com ações preventivas de governança e compliance”.

Estiveram presentes na audiência, ainda, Paulo Carvalho e Ana Ho, da Divisão de Projectos Econômicos e Comerciais do IPIM; Regina Re, da AAM; Elvis Klauk Júnior, Presidente da Coordenação Estadual das Relações Brasil / China da OAB Mato Grosso; e Felipe Agne, Diretor de Comunicação do Ibrachina.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.