Hoje é o Dia da Cultura e Ciência



5 de novembro de 2022

{{brizy_dc_image_alt entityId=

O Dia da Cultura e da Ciência é comemorado anualmente no Brasil em 5 de novembro. A interação entre cultura e ciência tem grande poder de transformações na sociedade.

O Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) foi criado com o intuito de promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, da China e de outros países que falam português.

Nesse sentido, desde a fundação o Ibrachina promove ações culturais e científicas, além de apoiar realizações de eventos de seus parceiros.

Um dos focos do Ibrachina é a inovação, em especial a utilização das tecnologias de smart cities. No ano passado, foi inaugurado o Ibrawork, hub de inovação do Instituto.

Através de seu programa de aceleração Esfera, o Ibrawork oferece oportunidades a startups brasileiras de internacionalização dos seus negócios. Essas novas tecnologias trazem avanços científicos.

O Ibrachina Challenge by Igloo Network é uma competição de startups que realizou recentemente sua oitava edição. Cada um dos eventos reuniu centenas de inscritos, premiando as melhores com a oportunidade de participarem das maiores feiras de inovação do mundo, como a RISE Hong Kong, Web Summit Lisboa, Tha Bitcoin Conference Miamai e  Gitex Global, em Dubai.

No campo cultural, merecem destaques as ações de apoio ao grupo Tang Yu. Com mais de 20 anos de história, conta com 70 integrantes. O grupo oferece aulas de dança para todas as idades, desde as crianças, até os idosos. Uma apresentação bastante tradicional é a Dança do Dragão e do Leão, muito executada em comemorações como Ano Novo Chinês e Festival da Primavera.

O Ibrachina também é parceiro do Ballet Paraisópolis. Fundada em 2012 pela bailarina, professora e coreógrafa Monica Tarragó, a companhia tem ajudado a transformar a realidade de centenas de jovens da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. Atualmente, são 200 alunos beneficiados diretamente pelo projeto e uma lista de espera com mais de 2 mil inscrições.

O grupo musical baiano Olodum foi levado para São Paulo na celebração do Ano Novo Chinês em 2019 e o Ibrachina apoiou sua ida a Beijing, para tocar no Brazilian Day da China.

Também merece destaque o desfile de Escola de Samba Unidos de Vila Maria no Carnaval Paulista de 2020, que homenageou a China. O carnavalesco Cristiano Bara e o presidente da agremiação, Adilson José, passaram 45 dias na China para construir todo o conceito que permeou as alas do desfile. A realização do evento teve apoio do Ibrachina.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.