Foz do Iguaçu sediará encerramento do Ano Novo Chinês no dia 5 de fevereiro



14 de janeiro de 2023

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Foz do Iguaçu será novamente um dos principais palcos mundiais para a celebração do Ano Novo Chinês. No dia 5 de fevereiro a Praça da Paz receberá a festa de encerramento do período, conhecido como Festival das Lanternas. O espaço será decorado com a temática e terá programações culturais, além de contar com a presença do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.

Nesta sexta-feira (13), o prefeito Chico Brasileiro e a comissão organizadora da Prefeitura se reuniram com o ministro conselheiro da Embaixada da República Popular da China no Brasil para assuntos culturais, Shu Jianping, o diretor presidente do Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina), Thomas Law e a diretora administrativa -financeira do instituto, Ana Kaline Law.

Entre as programações já alinhadas para o evento, está a apresentação do Ibrachina Musical Project, que tem como vocalista a brasileira Rhaissa Bittar. O grupo musical é fruto de um projeto que adapta canções em mandarim para ritmos brasileiros.

Haverá ainda sorteio de brindes e outras atrações para a troca de culturas entre as nações. A Roda Gigante Yup Star e o Kattamaram receberão iluminação vermelha, em referência às cores da celebração.

Prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, Thomas Law, presidente do Ibrachina e Ana Kaline Law, diretora administrativo-financeira do Instituto

Irmandade com Foz do Iguaçu

Para o prefeito Chico Brasileiro, a mistura entre as culturas será grande atrativo da celebração no município. “Já estamos realizando a quarta edição dessa festa tão importante para a nação chinesa, um povo que escolheu Foz do Iguaçu para viver, trabalhar e criar raízes tão firmes. Ser o palco de um evento tão grande nos enche de orgulho e mostra ao mundo toda a nossa imagem acolhedora”, disse.

Brasileiro destacou também o papel da Ibrachina na proposição de atrações e divulgação nacional e internacional do evento. "Uma parceria que se tornará frequente e importante para ambos os lados", complementou.

Segundo o ministro Shu Jianping, Foz do Iguaçu é uma das cidades brasileiras mais procuradas e admiradas pela população chinesa. Ainda de acordo com ele, a vinda do embaixador a Foz será a primeira visita oficial do diplomata fora de Brasília.

“Poucas cidades do Brasil são tão conhecidas quanto Foz do Iguaçu em todas as regiões da China. As Cataratas do Iguaçu são o cartão-postal, mas toda essa receptividade, população que já mora aqui e estrutura do município ajudam a torná-la tão especial”, garantiu o ministro.

A organização do evento em Foz do Iguaçu conta com a participação da Fundação Cultural, Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos e Diretoria de Assuntos Internacionais.

Relações com a China

O diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali, também apresentou aos visitantes o histórico das boas relações entre Foz do Iguaçu e cidades chinesas. Desde 2017 o trabalho de aproximação foi ampliado e contou com diversas ações.

Entre as iniciativas estava a doação de máscaras cirúrgicas ao município durante a pandemia da Covid-19, além de eventos culturais como outras edições do Ano Novo Chinês, seminários educacionais e visitas oficiais.destacando o papel central de Foz no cenário nacional.

* Com informações de prefeitura de Foz do Iguaçu.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.