Foz do Iguaçu celebra Ano Novo Chinês com apresentação cultural na Praça da Paz
16 de fevereiro de 2025

Foz do Iguaçu foi palco de um evento marcante na manhã deste domingo (16). A programação do “Show em Comemoração ao Ano Novo Chinês” incluiu música e demonstrações de artes marciais. Moradores da cidade e membros da comunidade chinesa lotaram a Praça da Paz para desfrutar das apresentações culturais e artísticas.
Estavam presentes autoridades como o prefeito de Foz, General Joaquim Silva e Luna; o coordenador regional da Casa Civil do Paraná, Márcio Moreira; o cônsul-geral da China em São Paulo, Yu Peng; o presidente do Ibrachina, Thomas Law; a diretora de Marketing da Secretaria de Turismo, Adriane Bordin, representando o secretário de Turismo Jin Bruno; o diretor da Fundação Cultural de Foz, Dalmont Benites; o presidente da Câmara Municipal, Paulo Debrito; e o presidente da Associação Conjunta Sino-Brasileira do Iguaçu, Sinkyc Chen, entre outros.
Conforme explicou Thomas, 2025 é o “Ano da Serpente”, que remete à sabedoria e transformação. “Em Foz do Iguaçu fechamos uma série de celebrações do Ano Novo Chinês, que passaram pelo país. Dessa vez com a nossa banda, o Ibrachina Musical Project, que recepcionou o presidente da China, durante sua visita ao Brasil, no G20”, destacou.
“Também chamado de Festival da Primavera, o Ano Novo Chinês é o evento mais importante e tradicional da China. Sua celebração faz parte da lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO”, explicou o cônsul Yu.
O prefeito Silva e Luna lembrou que a celebração do Ano Novo Chinês faz parte do calendário oficial de Foz do Iguaçu. “Já é uma tradição da cidade e tem crescido em participação a cada ano. Esse é um encontro de países amigos e de culturas amigas.”
O evento apresentou ao público diferentes aspectos da cultura da China. A Banda Ibrachina Musical Project tocou canções chinesas com arranjos brasileiros, cantadas em português e mandarim. O Grupo de Música Tradicional Chinesa, liderado pela professora Elisa Tong, fez performances com o pipá, um dos instrumentos mais antigos do país asiático, e o guzheng, uma cítara de 26 cordas. Também houve demonstrações de artes marciais da Escola Corpo, Mente e Alma.
Organizado pelo Governo do Paraná e pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, o “Show em Comemoração do Ano Novo Chinês” é uma realização do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), em parceria com Associação Conjunta Sino-Brasileira do Iguaçu (ACSBI), com apoio institucional de Embaixada da China, Consulado da China em São Paulo, Fundação Cultural Foz do Iguaçu, SANEPAR, Grupo de Música Tradicional Chinesa e Viale Hotéis.
Veja como foi
Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.