Fóssil de nova espécie de dinossauro é descoberto na China



16 de março de 2022

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Paleontólogos chineses e britânicos o identificaram  uma nova espécie de estegossauro, a partir de um fóssil que data de 169 milhões de anos, encontrado no Município de Chongqing, no sudoeste da China, em um grande campo arqueológico no distrito de Yunyang.

“É o estegossauro mais antigo já encontrado na Ásia e um dos mais antigos descobertos no mundo”, revelou Dai Hui, pesquisador do Departamento de Geologia e Exploração de Minerais de Chongqing.

A julgar pelas novas descobertas, que incluem ossos de costas, ombros, pés e costelas, bem como placas de casco, a espécie tinha cerca de 3 metros de comprimento e 2 metros de altura, com dois pares de grandes esporas ósseas no final de sua cauda.

A China é rica em espécies de estegossauro, com cerca de 40% do total encontrado no mundo. Os fósseis estão distribuídos principalmente em Sichuan, Chongqing, Xinjiang, Mongólia Interior e Tibet, de acordo com Dai.

Os pesquisadores nomearam a espécie de “Bashanosaurus Primitivus”, uma junção de “Bashan”, nome antigo da área de Chongqing, e a palavra latina “primitivus”, que significa “primeiro”. Um artigo de pesquisa sobre a descoberta foi publicado na edição mais recente do Journal of Vertebrate Paleontology.

 

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.