Equipes brasileiras participam de Moots em Shangai e Hong Kong, com apoio do Ibrachina



26 de março de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

A competição Willem C. Vis East International Commercial Arbitration Moot é uma das mais importantes do mundo na área. Este ano ocorre entre os dias 30 de março e 6 de abril, em Hong Kong, China.

O Ibrachina volta a apoiar equipes brasileiras que participam da competição. São três times: da PUC-SP, da junção UNIPE/UFPB e o Universities of the Brazilian Amazon Team. O apoio do Instituto é de especial importância, pois, em uma decisão inédita, a Comissão Organizadora da competição permitiu a inscrição de equipes brasileiras não vinculadas a uma instituição de ensino. O objetivo é promover a educação e ampliar a participação de estudantes de regiões mais remotas, que geralmente enfrentam desafios no acesso a eventos internacionais.

Antes de participarem da 22ª edição do Vis East Moot, as equipes brasileiras estarão no 15º Shangai Vis Pre-Moot, entre 25 e 28 de março. O evento jurídico é um pré-moot, uma preparação para o Vis East Moot.

Com o aumento contínuo nas relações comerciais internacionais e as inevitáveis ​​disputas transfronteiriças resultantes na Ásia, a Vis East Moot oferece a estudantes de Direito, acadêmicos e profissionais uma grande experiência em arbitragem internacional e direito comercial internacional.

Time da UNIPE/UFPB

Uma fusão entre alunos de Direito da UNIPE e da UFPB, ambos com histórico de conquistas expressivas no cenário da arbitragem nacional e internacional. A união das duas equipes pretende fortalecer a presença da arbitragem no Nordeste e proporcionar uma experiência enriquecedora para os participantes. 

Em Hong Kong, serão representados pelos estudantes, com a orientação de coordenadores e coaches experientes.

O time UNIPE/UFPB dedicou-se, nos últimos meses, a conhecer mais sobre a China, explorando os costumes locais. Ao longo de março, eles participaram de um treinamento com a equipe da UNB, que participará do Vis Moot em Viena. Também participaram virtualmente do Pre-Moot Chile, onde enfrentaram equipes europeias, com a presença de árbitros da Ásia. Estiveram ainda no Pre-Moot Curitiba, onde competiram com grandes equipes brasileiras.

Brazilian Amazon Team

Essa equipe surgiu da união de oito estudantes das duas universidades públicas do estado, sob a orientação de Daniel Jacob Nogueira, em parceria com o Núcleo Especial de Arbitragem do Norte (NEA).

Será a primeira equipe do Amazonas a participar do Vis East Moot, e a primeira experiência internacional desses competidores. Para eles, o Vis East Moot marca “a aproximação do Amazonas com a arbitragem internacional e com o mundo, colocando o norte em evidência na área”. Com isso, pretendem também  inspirar mais jovens no estudo da arbitragem e nas participações em competições acadêmicas. 

Sua preparação começou em novembro de 2024, com a elaboração dos memoriais, e, desde janeiro de 2025, dedicam-se intensamente aos treinos para as rodadas orais. 

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.