Doces chineses: sabor e tradição



7 de março de 2023

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Em muitos lugares onde há imigrantes chineses é possível encontrar confeitarias que ajudam a preservar a história e tradição culinária da China. Os produtos de panificação mais comuns são pães, bolos e tortinhas feitas com ingredientes básicos, como farinha, arroz, fermento, açúcar, sal, ovo e óleo.

Para o recheio, utilizam-se itens típicos, como pasta de feijão vermelho (azuki), de semente de lótus, de feijão verde (mungo), nozes e ovos. O produto final pode ser polvilhado ou aromatizado com especiarias, gergelim ou açúcar.

Estes ingredientes combinados com diferentes técnicas de produção dão origem a uma vasta gama de diferentes sabores, texturas e formas.

Em alguns casos são impressos símbolos que carregam algum significado para a cultura chinesa, como longevidade, sorte, prosperidade, paz e felicidade.

Simbologia 

Esses bolinhos, pãezinhos e doces não são vistos como as sobremesas no Ocidente. Antes, possuem um papel cultural em cerimônias, eventos socialmente significativos como casamentos, aniversários, nascimentos, mortes e até promoções de emprego.

Em qualquer festival ou evento social que envolva rituais, desempenham funções importantes, consumidos como parte da celebração.

Conheça alguns deles:

Bolo da Lua (Mooncake)

Muito popular no Festival da Lua (ou Festival do Meio do Outono), os bolos da Lua são feitos com uma massa de torta seca, fina e ligeiramente doce.

O recheio tradicionalmente é feito com sementes de lótus, pasta de feijão, amêndoas ou amendoins. Também pode-se usar uma mistura de sementes e castanhas.

É comum que tenha gravado na superfície alguma mensagem ou o nome da confeitaria que o produziu. Ele faz parte das tradições do Festival de Meio-Outono e também é utilizado como presente.

Aprenda a fazer aqui.

Bolo de Ano Novo (Nian Gao)

O bolo é bem simples, preparado apenas com arroz glutinoso, açúcar mascavo e óleo.

Há registros de que começou a ser feito durante a dinastia Han (206 aC. – 220 dC.). Acredita-se que traz boa sorte. Por isso, é muito consumido durante as celebrações de ano novo chinês.

Foto: Peachyeung316/Wikimedia

 

Tortinha da esposa (Lǎopó Bǐng)

É feita com massa folhada recheada com melão cristalizado ou pasta de feijão doce, que você pode aprender como fazer aqui.

Crocante por fora e cremosa por dentro, lembra muito alguns doces portugueses.

Tortas de ovos (Dàn Tà)

Trata-se de uma torta pequena recheada com creme de ovos em uma crostinha doce. Geralmente é servida quente. Para muitos, ela lembra o pastel de nata feito em Portugal.

Bolinho de arroz recheado (Moti)

É uma versão doce do baozi, o pão cozido no vapor recheado com carne. Eles têm mesma forma de preparo, com a diferença que nesta, o recheio é doce, feito com a pasta de feijão vermelho, gergelim, castanhas, pinhão ou nozes.

Aprenda a fazer AQUI.

Massa de pão modelada

Com desenhos diversos, é um alimento tradicional em várias regiões da China.

O diferencial da massa são suas formas trabalhadas; por isso, é mais usado em festividades.

Geralmente preparados durante o Festival da Primavera, esses pãezinhos transmitem a mensagem de uma vida melhor.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.