Dia Mundial da Arte: Conheça a arte chinesa contemporânea



15 de abril de 2022

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Nesta sexta-feira (15) é comemorado o Dia Mundial da Arte, data declarada pela Associação Internacional de Arte (IAA) que tem como objetivo promover a atividade criativa no mundo.

A China tem a arte mais antiga do mundo, mais de 3000 anos de história criando características próprias e inconfundíveis.

E é assim também com a arte contemporânea chinesa, que surgiu na segunda metade do século XX após a ruptura com a arte moderna.

Neste tipo de arte, encontramos diversas obras como pinturas, esculturas, fotografia, instalações e muito mais. São homens e mulheres artistas que mantêm a arte chinesa viva e tão expressiva.

Influências sociais acompanham a transformação da arte e na China não é diferente. E os artistas conseguem traduzir cada uma dessas mudanças, transformando suas obras, usando materiais mais modernos e consagrando ainda mais a arte chinesa perante o mundo.

Após o ano 2000 novas influências chegam para transformar ainda mais a arte contemporânea chinesa, recebendo bastante influência da arte ocidental à medida que a globalização avança, transformando as relações humanas.

Nas últimas décadas a China tem participado com sucesso crescente na arte contemporânea mundial, se destacando pela qualidade de seus artistas. Além das pinturas e esculturas, hoje a arte contemporânea chinesa também é expressada em filmes, vídeos, fotografias e performances.

Um dos destaques é o artista chinês Cai GuoQiang, que recebeu o prêmio da Bienal de Veneza (Itália) com sua escultura-instalação “The rent collection courtyard”.

Veja mais obras de Cai no site oficial do artista.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.