Dia Mundial dos Oceanos: Preservação é um tema cada vez mais urgente



8 de junho de 2022

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Desde 1992 comemora-se em 8 de junho o Dia Mundial dos Oceanos. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência Rio-92, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar os oceanos.

A poluição tem gerado prejuízos inestimáveis, entre eles a redução de várias espécies de animais marinhos. Nesta data, a ONU incentiva a realização de ações pela educação para a redução da poluição nos mares e outros impactos causados pelas atividades humanas.

Além de conscientizar sobre como reduzir esses impactos negativos, é importante ajudar a sociedade a pensar em formas de reverter a situação.

Compromisso do Ibrachina

O Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) tem compromisso com a implementação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, que também prevê ações de preservação dos oceanos. Por exemplo, o ODS 14 versa sobre a vida na água. Esse objetivo lembra que "os oceanos do planeta – suas temperaturas e vidas marinhas – são responsáveis para garantir que a Terra seja um local habitável" e que a forma "como gerenciamos esses recursos é vital para a humanidade como um todo, para contrabalancear a mudança global do clima".

Os ODS garantem o gerenciamento sustentável e a proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros através de ações e leis internacionais que gerem o compromisso de buscar soluções para termos os oceanos cada vez mais limpos e sustentáveis.

Esse é um tema urgente. Afinal, a preservação dos mares e oceanos interfere no ar que respiramos, na estabilidade do clima, em várias atividades econômicas e também na segurança alimentar do planeta.

Além disso, o Ibrachina apoia ações relacionadas ao Direito do Mar, área do direito internacional que visa promover o uso pacifico dos mares e oceanos, bem como o uso consciente e  conservação dos recursos vivos.

O Instituto foi um dos apoiadores do curso de Direito do Mar promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito do Mar – IDMAR. Também colaborou na celebração dos 25 anos do Tribunal Internacional do Direito do Mar, evento no qual o presidente do Ibrachina, Thomas Law, foi um dos palestrantes.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.