Conheça o wuxia, gênero de ficção chinês



23 de agosto de 2022

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Wuxia é um gênero de ficção tipicamente chinês, que envolve o mundo das artes marciais. Esse estilo literário geralmente apresenta lutas de espadas e técnicas de kung-fu.

A palavra wuxia é a junção de dois termos. Wu (武), que significa "militar" ou "armado", e xia (俠), que remete a "honrado" ou "herói".  O termo faz relação com as lutas e táticas militares de guerra, sempre apresentando um senso de justiça, cavalheirismo e altruísmo.

Origem do Wuxia

Acredita-se que o wuxia apareceu no período dos Reinos Combatentes na China (480 a 221 a.C.), quando havia  muitas batalhas e surgiram heróis de guerra. Nessa época, aumentaram os debates intelectuais sobre assuntos como confucionismo, taoismo e sobre a figura do Shì, um servidor público honrado ao estado exímio em combate.

São 2.300 anos de histórias produzidas misturando ficção com situações reais, sempre apresentando valores chineses. Esses contos e ensinamentos antigos são bastante populares até hoje, servindo para mostrar a tradição por meio da literatura.

Essa mistura de  fantasia e artes marciais, descrevendo combates em um mundo medieval imaginário já teve adaptações para séries, filmes e novelas.

Principais histórias

Entre milhares de histórias produzidas neste estilo, um autor se destaca por ter tornando o wuxia popular: Jing Yong. Suas obras já foram traduzidas para vários idiomas e algumas se tornaram filmes, novelas e séries.

A adaptação mais conhecida é o premiado filme "O Tigre e o Dragão", que venceu 4 Oscar e um Globo de Ouro. Lançado em 2000, o longa conta a história de duas lutadoras que vivem no período da Dinastia Qing. O destino une essas mulheres, conduzidas para uma jornada de muita violência onde precisarão fazer escolhas que irá mudar suas vidas.

Muitos livros desse gênero ainda não chegaram ao Brasil. Entretanto, o leitor com fluência em inglês encontrará diversas opções para conhecer o estilo. Também há filmes bem representativos do wuxia no streaming, como Iceman: A Roda do Tempo (Bing Feng Xia, de 2014), The Forbidden Kingdom (O Reino Proibido, de 2008) ou Yīngxióng (Herói, de 2002).

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.