Conheça a Província de Gansu, da China



9 de outubro de 2024

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Banhada pelo Rio Amarelo, a província de Gansu fica na região noroeste da China. A região é rica em história, cultura e paisagens espetaculares. Sua geografia diversificada varia de desertos áridos até montanhas imponentes, atraindo viajantes que desejam experiências únicas.

O local mais notável de Gansu é o famoso Parque das Montanhas Coloridas, cujo nome oficial é Parque Geológico Nacional Zhangye Danxia. As montanhas possuem uma geomorfologia única, que é encontrada apenas na China.

Essas formações de arenito e outros depósitos minerais foram se acumulando por milhões de anos. O movimento da crosta terrestre, aliado a fatores climáticos, como vento e chuva, criaram vagarosamente camadas de diferentes cores, texturas, tamanhos e padrões. O parque foi reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2011.

O parque fica nos municípios de Linze e Sunan, que são administrados pela prefeitura da cidade de Zhangye.

Além dos atrativos naturais, a província de Gansu é histórica. Ela é atravessada pela Rota da Seda, um antigo caminho comercial que ligava o Oriente ao Ocidente.

O Buda Gigante de Zhangye

Um dos tesouros culturais mais conhecidos de Gansu é o Zhangye Dafo, ou Buda Gigante de Zhangye. Esculpido na rocha, a figura está deitada e foi revestida com folha de ouro e pintada em várias cores. Trata-se de uma obra-prima da arte budista e com 34 metros de comprimento.

A estátua data do século XII, sendo um testemunho da rica herança religiosa da província. Conforme os registros, foi esculpida durante o primeiro ano da era Yong'an, do imperador Chongzong, na Dinastia Xia Ocidental. Seguindo a Rota da Seda, o explorador italiano Marco Polo esteve em Zhangye no ano de 1274. Ele registrou como ficou impressionado com a cultura budista e as belas arquiteturas, e permaneceu vários meses por lá.

A estátua fica no Templo Dafo, construído na Dinastia Tang (618-906). Ele é dedicado a Maitreya, o Buda do Futuro. Os visitantes podem explorar o local, admirando a arquitetura tradicional chinesa, além de participar das práticas religiosas.

Conheça mais da província

 

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.