Conheça a província chinesa de Anhui



19 de setembro de 2024

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Anhui é uma província localizada no leste da China. Sua capital e maior cidade é Hefei. Ela é cercada por planícies, colinas, montanhas e vários rios, como o Yangtze (também conhecido como Changjiang) e o Huai. Faz fronteiras com as províncias de Shandong ao norte, Jiangsu ao nordeste, Zhejiang ao sudeste, Jiangxi ao sul, Hubei ao sudoeste e Henan ao oeste.

A abreviação para Anhui é 皖, que se lê “wǎn", uma referência ao antigo reino de Wan, durante o Período das Primaveras e Outonos (722–481 a.C.), ao Monte Wanshan e ao rio Wan.

Sua população é cerca de 61 milhões (em 2021). É a 22ª maior entre as 34 províncias da China. Os moradores de Anhui são majoritariamente membros da etnia Han. Além do mandarim, falam-se os idiomas Jianghuai, Wu, Hui e Gan.

A Província de Anhui foi estabelecida no sexto ano do reinado do Imperador Kangxi da dinastia Qing (1667). O nome "Anhui" deriva dos nomes de duas cidades: Anqing e Huizhou (atualmente Cidade de Huangshan). 

A culinária da província de Anhui, consolidada durante a dinastia Song do Sul, é conhecida pelo uso de ingredientes naturais vindos da Montanha Amarela. Por isso, sua gastronomia é considerada muito saudável e de alta qualidade. Na Montanha Amarela, graças ao clima subtropical da região, é possível encontrar cerca de 1.470 tipos de plantas e uma grande parte delas são comestíveis e dão um sabor peculiar aos pratos.

A topografia diversificada. O pico mais alto de Anhui é o Pico Lotus, parte de Huangshan, no sudeste da província, com uma altitude de 1873 m. Os principais rios incluem o Rio Huai no norte e o Yangtze no sul. O maior lago é o Chaohu, situado no centro da província, com uma área de cerca de 800 km².  

Cultura e Turismo

Essa província é famosa pelo grande número de pontos turísticos naturais. Nasceram ali os famosos filósofos chineses, Zhuangzi e Laozi, além do poeta Cao Cao.

A Ópera Huangmei, originária das imediações de Anqing, no sudoeste de Anhui, é popular em toda a China. O Huiju, uma forma de ópera tradicional originária do sul de Anhui, é um dos principais precursores da Ópera de Pequim; na década de 1950, o Huiju (que havia desaparecido) foi revivido. O Luju é um tipo de ópera tradicional encontrada em todo o centro de Anhui.

A culinária de Anhui é uma das grandes tradições da culinária chinesa, conhecida pelo uso de caça selvagem e muitas ervas e métodos de preparo relativamente simples.

Anhui é berço de produtos tradicionais relacionados à caligrafia. Xuanzhou (atualmente Xuancheng) e Huizhou (atualmente Huangshan) são reverenciados por produzir o papel Xuan e a tinta Hui, respectivamente, que são tradicionalmente considerados os melhores tipos de papel e tinta para caligrafia chinesa. O Condado de She é famoso pela Pedra de Tinta She, uma das mais preferidas para a caligrafia tradicional.

Os principais pontos turísticos de Anhui incluem:

  • Vilarejos Antigos no Sul de Anhui – Xidi e Hongcun (Patrimônio Mundial da UNESCO).
  • Lago Chao
  • Montanha Jing Ting
  • Monte Huangshan (Patrimônio Mundial da UNESCO)
  • Monte Jiuhua
  • Monte Langya
  • Monte Qiyun
  • Monte Tianzhu
  • Cidade Velha de Tunxi
  • Caverna Taiji a caverna kárstica mais longa da China Oriental.
  • Pagode Zhenfeng um pagode da Dinastia Ming na cidade de Anqing.
  • Pavilhão Zuiweng nomeado em homenagem ao poeta Ouyang Xiu (1007–1072 d.C.)

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.