Conheça a etnia chinesa gelao



16 de maio de 2024

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Atualmente, a etnia chinesa gelao - também grafada gelo - reúne 600 mil pessoas. Eles vivem em comunidades espalhadas por cerca de 20 condados no oeste da província de Guizhou, quatro condados da Prefeitura Autônoma de Wenshan Zhuang-Miao, no sudeste da província de Yunnan, e no condado autônomo de Longlin, na região autônoma de Guangxi Zhuang.

Tradicionalmente, o povo gelao vive em aldeias que reúnem diferentes clãs. Suas habitações geralmente consiste de três casas térreas paralelas, construídas com paredes de barro e telhados feitos com telhas de barro.

A maioria das casas tem sete portas – a porta da frente, o portão do meio, a porta dos fundos e quatro portas dos quartos. 

Cultura e tradição

Cerca de um quarto dos gelao ainda fala sua língua original, que pertence à família linguística sino-tibetana.  A literatura popular dos gelao reúne poesia, histórias e provérbios. Os poemas têm versos curtos e seus contos populares elogiam a inteligência, a honestidade, a diligência e a bravura do povo. 

Comida apimentada e tempero azedo são populares entre eles. A dieta básica dos gelao consiste em arroz, milho e tubérculos. Os vegetais incluem repolho chinês, espinafre aquático, amaranto comestível, feijão-vagem, abóbora, mostarda e rabanete. Também comem porco, frango, pato e peixe.

O povo gelao tem diferentes celebrações ao longo do ano. Eles comemoram o Festival Maolong, que reúne o Festival da Primavera e o Festival das Lanternas. A data passou a ser um dos patrimônios culturais imateriais da China em 2006.

Eles também celebram o Sacrifício da Primavera, Dia da Varredura da Tumba, Festival do Barco-Dragão, Sacrifício de Outono, Festival do Meio Outono, Festival Duplo Nono e Festival do Deus da Cozinha. O sexto dia do sétimo mês lunar marca o segundo evento mais importante do ano para eles, um festival de adoração aos ancestrais.

No Ano Novo, os gelao comem Ciba (bolo de arroz glutinoso) frango, pato e peixe, além de beber vinho. É comum nas aldeias desse povo iniciar o ano lavando o poço e fazendo grandes fogueiras, além de soltarem fogos de artifício.

As pessoas usam roupas novas e adoram seus antepassados ​​antes de jantarem juntas. O povo gelao costuma chamar o Ano Novo gelao de "Danian" e o Festival da Primavera de "Xiaonian". Por ser uma ocasião auspiciosa, há muitos casamentos neste dia.

As danças Gelo são simples e graciosas, acompanhadas de erhu, xiao horizontal, suona, gongo, tambor e outros instrumentos de cordas e sopro.

Entre as atividades folclóricas estão a Dança do Dragão de Palha, em que um dragão feito de palha e decorado com papel colorido circula pela aldeia ao som de música tradicional.

Veja uma celebração dos gelao com danças do dragão

 

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.