Conheça a Chinatown de Montreal



5 de outubro de 2022

{{brizy_dc_image_alt entityId=

A Chinatown de Montreal, no Canadá, foi fundada em 1877, com a chegada dos imigrantes chineses. O bairro acompanhou todo o desenvolvimento urbano da cidade à medida que mais chineses chegavam em busca de novas oportunidades no país. Foram surgindo os primeiros estabelecimentos comerciais, como lojas e armazéns, além de bares e restaurantes chineses.

Considerando como o quartier chinois (bairro chinês, em francês) cresceu ao longo de mais de um século e meio, hoje a área vai além de um espaço turístico. A região é parte da história da cidade. Ela abriga, por exemplo. a maior escola chinesa da cidade, com 1500 anos, e um hospital chinês, que atende a todos os moradores de Montreal.

O quartier chinois de Montreal fica no distrito de Ville-Marie. A área principal ocupa o quadrilátero entre as ruas Saint Dominique, Boulevard René Lévesque, Viger e Jeanne-Mance.

É um local que atrai moradores da cidade e turistas para prestigiarem a culinária chinesa, com muitos restaurantes também servindo gastronomia de outros países asiáticos. A Chinatown é palco de várias manifestações artísticas e culturais, especialmente nos Festivais e no Ano Novo chinês.

Compras de produtos importados da Ásia também podem ser feitas nas lojas especializadas. Adeptos da medicina chinesa encontram ali farmácias asiáticas que vendem chás, ervas e até pomadas.

Um dos diferenciais de outras Chinatows é que em Montreal não há um arco marcando sua entrada, mas quatro, um em cada extremidade: norte, sul, leste e oeste.

A Chinatown de Montreal foi recentemente designada pelo governo como o primeiro local histórico da cidade (o mais alto nível de proteção patrimonial de Quebec). O bairro possui diversos locais historicamente importantes para se fazer uma visita.

Alguns dos principais são:

Edifício The Wings

Localizado na esquina das ruas La Gauchetière e Coté, o The Wings é o edifício mais antigo do bairro. Construído em 1826 por James O'Donnel, o arquiteto da Basílica de Notre Dame em Old Montreal, o prédio foi uma escola militar, uma fábrica de caixas de papel e um armazém. Dentro da construção, o Wing Hing Lung (“Wings” para abreviar) é conhecido por seu macarrão fresco. Além disso, foi o primeiro fabricante a fazer biscoitos da sorte bilíngues.

Sun Yat Sen

Situada no coração da Chinatown de Montreal, essa praça pública tem o nome do homem chamado de “pai” da China moderna. Construído por oito artesãos contratados de Shangai, o parque foi criado usando métodos e materiais tradicionais. O local possui uma estrutura decorativa tradicional chinesa que abriga uma loja de souvenirs.

Ville Sun Yat Sen. Foto: Tourusm Montreal

Tongs

Associações benevolentes ou Tongs (que pode ser traduzido em “salão” ou “local de encontro”) eram onde membros das mesmas famílias se reuniam para fornecer apoio e aconselhamento aos imigrantes chineses recém-chegados. A Lee Family Association de Montreal, bem como a Wong Wun Sun Association estão entre as mais antigas do país. Os visitantes podem admirar artefatos e fotos em exposição.

 

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.