Conheça a Chinatown da Antuérpia



9 de novembro de 2022

{{brizy_dc_image_alt entityId=

A cidade de Antuérpia, Bélgica, fica a cerca de 45 minutos ao norte da capital Bruxelas. Com 4 milhões de habitantes, mantém características de sua fundação, na Idade Média, mesclando o antigo e o moderno. Também é famosa por ser o centro do comércio de diamantes da Europa.

Embora uma comunidade chinesa tenha se estabelecido na cidade após a II Guerra Mundial, sua Chinatown só foi reconhecida oficialmente pelo governo em 2001. Como em muitas Chinatowns, a entrada do bairro chinês da Antuérpia é marcado por um pórtico marcando a entrada, chamado Pagodepoort.

Quatro grandes estátuas de leões de mármore foram instaladas para marcar as entradas da região e “proteger” seus habitantes. A rua Van Wesenbekestraat, sua principal via, foi decorada com luzes em forma de dragão.

Em meados de 2010 começou a construção de um pórtico, característica da maioria das Chinatowns.  A estrutura foi criada na China pelo Tianjin Metallurgical Planning & Designing Institute, a partir do projeto do arquiteto Yang Wenlin. Os pilares são de aço e acima do telhado de cerâmica estão pequenas estátuas de criaturas míticas. O trabalho em madeira é pintado de forma colorida e decorado com esculturas em relevo dourado.

Enviada em partes para Antuérpia, foi remontada, pintado e decorado pela comunidade local. Concluído em 29 de setembro de 2010, sua cerimônia de inauguração foi transmitida ao vivo da Expo Mundial em Shangai, China. O Pagodepoort é o segundo arco de Chinatown na Europa Continental. O primeiro foi o da Chinatown de Haia, na Holanda.

Os registros da cidade mostram que a concentração de chineses no entorno da rua Van Wesenbekestraat se fortaleceu na década de 1970, quando vários restaurantes chineses foram abertos perto da Estação Central. Eles visavam a clientela que frequentava o mercado local. Com o tempo, muitos outros chineses abriram seus negócios ali e a área também se tornou o centro da vida cultural da comunidade. O Ano Novo Chinês e outros eventos são celebrados nesta rua com fogos de artifício e danças de dragão.

Embora essas instituições sejam comuns à maioria das Chinatowns, a característica única do bairro típico na Antuérpia é sua alta visibilidade, mesmo para visitantes casuais. Instituição como o templo Fo Guang Shan, a Escola de Kung Fu Tith Ngaw Pai e a Escola de Dança do Dragão e do Leão Choi Lee Fat Kung Fu oferecem aos visitantes uma perspectiva clara da natureza e do caráter da Chinatown de Antuérpia.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.