Como é o Dia de Finados na China



2 de novembro de 2022

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Na maioria dos países ocidentais, o Dia de Finados é celebrado em 2 de novembro. Foi instituído pela primeira vez na abadia beneditina de Cluny, França, no ano de 998. Posteriormente, adotado como prática de todos os países de tradição católica. No Brasil, a data é feriado, sendo comum as pessoas fazerem preces pelos mortos e visitarem os cemitérios.

Na China e alguns países do sudoeste asiático, a população lembra seus ancestrais e entes falecidos no festival Qingming, que acontece anualmente por volta de 5 de abril. É feriado nacional. Seguindo a tradição, as pessoas vão às ruas ou templos, fazem preces pelos mortos e queimam papel de joss, o “dinheiro dos mortos”.

O Qingming também é chamado “dia dos ancestrais”. É costume as famílias limparem os túmulos dos parentes mortos e visitarem cemitérios.

Com mais de 2500 anos de história, o Qingming originou-se em práticas da sociedade agrícola da antiga China. No calendário lunissolar chinês, ele é o primeiro dia do quinto termo solar do ano, que é dividido em 24 quatro termos solares. Por isso, pode recair nos dias 4, 5 ou 6 do calendário ocidental.

Antigamente, um dia antes do Qingming também se celebrava o Festival Hanshi, que pode ser traduzido como “Festival de Comida Fria”, quando não se permitia acender nenhum tipo fogo, fazendo com que a população consumisse alimentos crus.

O festival Qingming ocorre no meio da primavera, período marcado pela alta da  temperatura, o aumento da vegetação e a retomada da agricultura. As práticas associadas são fazer bolinhos qingtuan a vapor, empinar pipa e organizar piqueniques.

Durante a dinastia Tang (entre 618 e 907 d.C), o Qingming, junto com o Hanshi, consolidou-se como o “dia de finados” da China e consolidado como prática nacional.

Devido à consolidação do confucionismo como instituição social no primeiro milênio depois de Cristo, a sociedade chinesa começou a desenvolver uma veneração à família em dimensões tremendas. Cultos e cerimônias aos entes falecidos se tornava algo de extrema importância.

O imperador Tang Xuanzong decidiu dedicar um dia do ano ao culto dos ancestrais. O Qingming foi o dia escolhido para um feriado anual onde a nobreza honrava seus antepassados.

Já que são dias adjacentes, os costumes do festival Hanshi migraram para o dia Qingming gradualmente. Na dinastia Song, meados do século X, o Qingming se tornou um festival para todas as pessoas do país recordarem de seus ancestrais, fazer preces e preservar as raízes de suas famílias. Desde então é um dos festivais mais importantes do calendário chinês.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.