Com sessão lotada, estreia do Festival de Cinema Chinês teve a presença de diretor e ator de filme



5 de novembro de 2024

{{brizy_dc_image_alt entityId=

O Festival de Cinema Chinês 2024 iniciou na noite desta segunda-feira (4), no Cine Odeon, do Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, Rio de Janeiro. 

 A sala, com capacidade para 504 pessoas, estava lotada. O filme que abriu a mostra foi “Jornada Sem Fim” [San da dui – 三大队]. Antes do início da sessão, ocorreu a apresentação da tradicional Dança do Dragão.

Thomas Law, presidente do Ibrachina, falou na abertura do Festival, agradecendo o apoio da Embaixada da China no Brasil, do Consulado da China no Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura para a realização do evento. 

Segundo ele, a mostra visa promover um intercâmbio cultural ente os dois países e ganha maior relevância por ser realizada no ano em que se comemora o cinquentenário das relações diplomáticas Brasil-China.

Em sua fala, Mao Yu, secretário-executivo da Administração Nacional de Cinema da China, afirmou que um dos objetivos do Festival é que “o cinema seja um vetor da parceria e amizade entre China e Brasil”. 

Também participaram da cerimônia de abertura Tian Min, Cônsul-geral da China no Rio de Janeiro e Joelma Gonzaga, Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Após o término da sessão, o público aplaudiu o filme e teve a oportunidade de interagir com o diretor, Mo Dai, e o ator principal, Zhang Yi. Eles falaram sobre a obra e falaram sobre suas trajetórias artísticas. Mo Dai disse ter apreciado o intercâmbio cultural nessa visita ao Brasil e que gostaria de ver seus novos filmes também serem disponibilizados ao público brasileiro.

“É minha primeira vez aqui e desejo voltar. Espero que, com a linguagem cinematográfica, o povo brasileiro possa conhecer melhor a China e nossa cultura”, afirmou Zhang Yi, protagonista de “Jornada Sem Fim”. 

Os canais de TV chineses CGTN e Phoenix Media cobriram o evento e entrevistaram o cineasta e o ator.

O Festival tem organização da China Film Administration, Embaixada da China no Brasil e Consulado da China no Rio de Janeiro, com realização da Secretaria Nacional de Cinema da China e China Film Archive. A correalização é do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), com apoio institucional do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Programação do Festival de Cinema Chinês 2024

O Festival vai até esta sexta-feira (8). Os ingressos são gratuitos, mas limitados. Eles precisam ser reservados pela plataforma Sympla.

Ainda serão exibidos oito longa-metragens. A seleção apresenta ao público brasileiro produções recentes, que revelam a qualidade e a pujança da indústria cinematográfica do país asiático. 

05/11, no Cine Odeon

14:00 - “O Amor Nunca Termina” Ingressos AQUI

16:30 - “Pégasus 2” Ingressos AQUI

19:00 - “A Criação dos Deuses: Reino das Tempestades” Ingressos AQUI

06/11, no Kinoplex São Luiz

17:00 - Só Se Vive Uma Vez Ingressos AQUI

19:30 - Primeiro e Único Ingressos AQUI

07/11, no Kinoplex São Luiz

17:00 - Sucessor  Ingressos AQUI

19:30 - Bons Companheiros Ingressos AQUI

08/11, no Kinoplex São Luiz

19:30 - Ping Pong: A Vitória Ingressos AQUI

Festival de Cinema Chinês RJ (30)

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.