Cinco curiosidades sobre o Ano Novo Chinês



19 de janeiro de 2023

{{brizy_dc_image_alt entityId=

O Ano Novo Chinês, ou Festival da Primavera, é a celebração mais importante dos chineses ao redor do mundo, possuindo significado cultural e histórico.

Não é apenas comemorado na China Continental, mas também em Hong Kong, Macau, Taiwan, países como Vietnã e Cingapura.

A seguir, destacamos cinco curiosidades sobre a celebração do Ano Novo chinês:

  1. A data do festival muda a cada ano.

O calendário tradicional chinês é lunissolar, ou seja ele baseia-se nos movimentos da lua, mas também respeita o ciclo solar. Portanto, o dia do Ano-Novo é uma data móvel no calendário ocidental, ocorrendo normalmente entre meados de janeiro e meados de fevereiro.

O ano chinês tem 354 dias, correspondentes a 12 lunações. Para manter a sincronia com os ciclos solares, é acrescentado um mês aproximadamente a cada três anos. O próximo ano terá início em 22 de fevereiro de 2023 e terminará dia 9 de fevereiro de 2024.

  1. Cada ano é identificado por um animal do zodíaco chinês

O horóscopo chinês tem 12 signos: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, ovelha, macaco, galo, cão e porco.

Além disso, na mitologia, são levados em conta os cinco elementos fundamentais do universo: metal, madeira, água, fogo e terra. O ano de 2023 será o ano do coelho de água.

  1. As celebrações duram 15 dias

Oficialmente, o feriado possui três dias, mas as celebrações se estendem por 15 dias. Quando aparece a primeira lua cheia do ano, no 15º dia, celebra-se o “Festival das Lanternas”. É comum haver desfiles à noite e exibições de lanternas decoradas.

  1. Presentes em envelopes vermelhos 

O costume  é presentear com dinheiro em um envelope vermelho, chamado “hong bao”.  Geralmente quem os recebe são as crianças da família.

A cor vermelha simboliza sorte e prosperidade.  O ato de entregar o hong bao representa generosidade e o desejo de boa sorte.

Foto: Xinhua

  1. Dança do Dragão e do Leão

O evento mais aguardado nas comemorações de Ano Novo é a Dança do Dragão e do Leão. É uma tradição que remete à dinastia Han (206 a.C. até 220 d.C).

Segundo as crenças chinesas, a coreografia ajuda a trazer prosperidade e boa sorte.

As fantasias dos animais são coloridas e bem trabalhadas, medindo cerca de 3 metros no caso do leão, e 18 metros, no caso do dragão. As fantasias do dragão são divididas entre cabeça, corpo e cauda. As diferentes peças são manipuladas por dançarinos que fazem uma série de movimentos acrobáticos.

 

Fotos: Xinhua. Usadas com permissão.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.