Chinese Bridge Club in São Paulo traz o cinema chinês para paulistanos



10 de março de 2023

{{brizy_dc_image_alt entityId=

O premiado filme “Tempo de Viver” (活着) dirigido por Zhang Yimou, foi a obra escolhida para a primeira sessão do projeto Noite de Cinema Chinês by Chinese Bridge Club, iniciativa que pretende fazer uma “ponte cultural” entre o Brasil e a China. A película foi apresentada nesta quinta-feira (9), para cerca de 50 pessoas, no espaço de eventos do Ibrawork.

Após a exibição, o público presente conversou com Milena de Moura, cineasta brasileira com mestrado em direção de cinema pela Academia de Cinema de Beijing, mesma universidade onde o diretor Zhang Yimou estudou.

Ela destacou os elementos culturais do filme, seu significado e também respondeu perguntas do público presente. Milena ressalta que o objetivo do projeto é “Nossa ideia é abrir uma janela para a vasta cinematografia chinesa e poder conversar sobre os filmes, propor um diálogo”, enfatiza.

O escritor e músico Rodrigo Adriano Machado revela que há tempos desejava conhecer mais sobre a cultura chinesa. Em sua avaliação, a noite de cinema foi “maravilhosa, uma ótima oportunidade para aprender sobre os aspectos culturais e conhecer o cinema feito na China”.

Já a Analista de Relações Internacionais Julia Ferreira “adorei o filme, pois ele traz um contexto muito importante que nos ajuda a entender vários aspectos culturais da China. Com certeza agregou um valor muito alto para os entusiastas da cultura chinesa”.

A rede chinesa de televisão CCTV cobriu o evento, dando repercussão internacional para a iniciativa.

Sobre o filme

“Tempo de Viver” é um romance histórico, baseado em um livro homônimo, que começa na década de 1940 e mostra a trajetória de uma família chinesa por meio século. A carga emocional da narrativa contagiou a plateia.

O longa foi exibido com áudio original, em mandarim, e legendas em português. Alguns estudantes de mandarim da USP estavam presentes e viram na noite de cinema uma oportunidade para praticar o idioma.

Como participar das próximas exibições

Os longas são apresentados gratuitamente toda segunda quinta-feira do mês no espaço de eventos do Ibrawork, na Rua Augusta, 1917 - 6º Andar.

A próxima sessão será dia 13 de abril com o filme “Adeus, minha concubina”. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela plataforma Sympla.

A curadoria da Noite de Cinema Chinês by Chinese Bridge Club é de Cecília Mello, professora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da USP. A seleção inclui produções com temas variados, do romance à ficção, e também mostrará documentários.

09/03/22 - Noite de Cinema Chinês by Chinese Bridge Club in São Paulo

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.