China lidera a produção mundial de ciências pela primeira vez



5 de janeiro de 2022

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Conforme levantamento do jornal Folha de São Paulo, em dezembro de 2021, a produção científica chinesa atingiu uma marca histórica. Pela primeira vez o país liderou a produção mundial de ciências.

 

A pesquisa foi feita com os dados extraídos da plataforma Scimago, que coleta métricas de mais de 20 mil periódicos científicos da base de dados Scopus. De acordo com a análise do jornal, foram 788.000 artigos científicos publicados em 2020 por pesquisadores associados a universidades, instituições e hospitais chineses.

 

Em segundo lugar, ficaram os Estados Unidos, com 767 mil artigos científicos. A lista dos cinco países melhor rankeados, conta ainda com Reino Unido (249.408), Índia (217.771) e Alemanha (216.474).

O Brasil ocupa o 13º lugar no mundo, com a marca recorde de 100 mil trabalhos acadêmicos publicados em periódicos científicos, 9,34% a mais que no ano anterior.

 

Áreas de interesse

A China liderou na produção de conhecimento como biologia molecular e farmacologia, ligadas a pesquisas de enfrentamento da Covid-19. Ao mesmo tempo, ficou em primeiro lugar em áreas como astronomia, agricultura, ciências da computação e engenharias.

Já em estudos sobre economia ficou em segundo lugar, enquanto em artes e humanidades, ocupa a sexta posição mundial.

Um dos fatores para esse crescimento são as políticas de promoção e de avaliação da carreira de pesquisa, onde aumento de salário frequentemente está atrelado à produção científica. O resultado prático é que, em 2020, a produção científica na China aumentou 10% em relação ao ano anterior. Na média, são 90 novos resultados científicos por hora, publicados em trabalhos acadêmicos com a participação de chineses.

O resultado também é fruto dos grandes investimentos estatais nas universidades de excelência em pesquisa. Atualmente as de Pequim e Tsinghua estão empatadas em 16º lugar no ranking universitário global Times Higher Education (THE).

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.