China cria plano de aplicação da energia derivada do hidrogênio para 2035



12 de abril de 2022

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Em março, foi lançado o "Plano de Médio e Longo Prazo para o Desenvolvimento da Indústria de Energia de Hidrogênio (2021-2035)", elaborado em conjunto pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China e pela Administração Nacional de Energia da China.

De acordo com o documento, a China estabelecerá inicialmente um sistema de fornecimento de energia de hidrogênio baseado em hidrogênio industrial. Um lote de estações de reabastecimento de hidrogênio será construído e a capacidade de produção de energia renovável com base em hidrogênio atingirá as 100.000-200.000 toneladas/ano. A redução das emissões de dióxido de carbono será de 1-2 milhões de toneladas/ano.

A China é o maior produtor de hidrogênio do mundo, com uma capacidade de produção anual de cerca 33 milhões de toneladas por ano. Atualmente, a indústria de energia de hidrogênio da China domina as principais tecnologias e processos de produção, como preparação, armazenamento e transporte de energia, hidrogenação, células de combustível e integração de sistemas.

Nos recém-concluídos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Beijing, o hidrogênio foi incorporado no conceito de "Olimpíadas verdes". A tocha olímpica usou hidrogênio como combustível; mais de 1.000 veículos movidos a hidrogênio tomaram parte nos Jogos Olímpicos de Inverno e mais de 30 estações de reabastecimento de hidrogênio foram construídas para realizar plenamente o uso de energia verde no campo de transporte.

No que concerne ao fornecimento de energia, o hidrogênio se tornará uma importante fonte secundária no futuro sistema de energia limpa. No consumo energético, a energia do hidrogênio é um transportador importante para os terminais que usam energia para alcançar a transformação e o desenvolvimento verdes e de baixo carbono.

O "Plano" analisa cientificamente o status de desenvolvimento da indústria de energia de hidrogênio da China e propõe metas para 2025, 2030 e 2035, respectivamente. De acordo com o plano, até 2035, a China formará um sistema de indústria de energia de hidrogênio, e a proporção da produção de hidrogênio de energia renovável no consumo de energia terminal aumentará significativamente, o que desempenhará um papel importante no apoio ao desenvolvimento da transformação de energia verde.

A proposta inclui quatro tarefas: em primeiro, construir um sistema de inovação para a indústria de energia de hidrogênio. A segunda passa pela promoção da construção de infraestruturas de energia de hidrogênio. A terceira, a promoção de forma constante da aplicação de demonstração da energia do hidrogênio, e a quarta é melhoria do sistema de garantia política e institucional.

O plano coloca a inovação no centro do desenvolvimento industrial, concentrando-se em toda a cadeia de produção, armazenamento, transporte e aplicações do hidrogênio, fazendo avanços nas principais tecnologias essenciais, melhorando as capacidades dos equipamentos e promovendo a profundidade de integração e inovação da cadeia industrial.

A construção de infraestruturas é uma garantia importante para o desenvolvimento da indústria de energia de hidrogênio. Com base na coordenação do layout da indústria nacional de energia de hidrogênio, o "Planejamento" apresenta os requisitos para a distribuição racional das instalações de produção de hidrogênio, a construção constante de um sistema de armazenamento e transporte e a coordenação do planejamento da rede de reabastecimento de hidrogênio.

Serão ampliados os cenários de aplicação do hidrogênio nos transportes, armazenamento de energia, indústria e outros campos, de acordo com as condições locais e com prudência. Haverá um foco na promoção da aplicação de células de combustível de hidrogênio em veículos médios e pesados, exploração e cultivo de um novo modelo de aplicação integrada "hidrelétrica-eólica-solar + armazenamento de energia de hidrogênio" e realizadas demonstrações de micro redes de fusão hidrogênio-eletricidade.

Será dado um incentivo às instituições financeiras bancárias para apoiar o desenvolvimento da indústria de energia de hidrogênio, de acordo com os princípios de controlabilidade de risco e sustentabilidade comercial e apoiadas as empresas de energia de hidrogênio qualificadas para registrar e arrecadar fundos no Conselho de Inovação em Ciência e Tecnologia e ChiNext.

“A energia proveniente do hidrogênio é uma parte importante do sistema nacional de energia da China no futuro, um fator importante para alcançar o desenvolvimento verde e baixo carbono e uma direção de desenvolvimento para indústrias emergentes estratégicas”, afirmou Wang Xiang, vice-diretor do Departamento de Alta Tecnologia da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma. É de grande importância reduzir as emissões de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa e alcançar o objetivo de atingir o pico de carbono e a neutralidade de carbono, além de injetar um novo impulso no desenvolvimento de alta qualidade da economia chinesa.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.