Centro USP-China fortalece cooperação entre Brasil e China



21 de março de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

A Universidade de São Paulo (USP) deu um importante passo para o estreitamento das relações Brasil-China, com a inauguração do Centro USP-China. A cerimônia, realizada nesta sexta (21), na Cidade Universitária, foi prestigiada por diversas autoridades e acadêmicos, como o Cônsul-Geral da China em São Paulo, Yu Peng; o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Jr., a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda; o diretor do Centro USP-China, Ricardo Trindade, e a vice-diretora, Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, além do presidente do Ibrachina, Thomas Law.

A abertura do evento teve o Masterclass do Momento China, dando boas vindas aos calouros de Letras Chinês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, coordenado por Márcia Carini e Carla Henriques de Souza Oliveira. A professora Cecília Melo apresentou o projeto "Looking China", que exibe filmes elaborados pelos estudantes da Escola de Comunicações e Artes no projeto promovido pela Academy for International Communication of Chinese Culture (AICCC), com apoio da BNU Huilin Foundation.

Ricardo Trindade esclarece que o Centro é “um hub, para trocas com a China”. “É um espaço para desenvolver pesquisa acadêmica conjunta, mas também um local para promoção da cultura chinesa no Brasil”, explica.

Durante a cerimônia, André Sun, diretor cultural do Ibrachina e do Chinese Bridge Club in São Paulo, explicou como funciona o concurso internacional de proficiência em língua chinesa “Chinese Bridge”. A competição anual promove o intercâmbio cultural e o interesse pelo estudo da língua e cultura chinesas. Há uma etapa regional, uma nacional, e a internacional, com final realizada na China. Ele convidou os alunos do curso de Chinês da USP a participarem do concurso e enfatizou a disposição para a formalização de parcerias.

Na ocasião, o presidente do Ibrachina, Thomas Law, presenteou a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, com um exemplar do livro “50 Anos Brasil China".

Sobre o Centro

A sede do Centro fica no campus Butantã e terá escritórios em outros campi para receber pesquisadores chineses, promover encontros bilaterais da USP com instituições chinesas, bem como organizar seminários, palestras e eventos alusivos às relações científicas e culturais entre Brasil e China.

Ligado diretamente à Reitoria, o Centro USP-China terá um papel estratégico na gestão e expansão dos acordos de cooperação entre a USP e instituições chinesas, impulsionando pesquisas, parcerias acadêmicas e projetos em diversas áreas do conhecimento. Atualmente, a USP já tem cerca de 40 acordos vigentes de cooperação acadêmica com a China, além de projetos desenvolvidos com empresas de origem chinesa, como a Huawei.

O Centro é gerido por um Conselho de Membros, composto de coordenadores e professores de áreas estratégicas, incluindo Cecília Mello, da Escola de Comunicações e Artes de USP. Também é orientado por um Conselho Consultivo, integrado por pesquisadores renomados do Brasil e da China.

Masterclass e exposição cultural

Além da cerimônia oficial de inauguração, o evento incluiu uma Masterclass para os calouros do curso de Letras/Chinês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Único na América Latina, o curso de graduação em Chinês da USP é um marco no ensino da língua e literatura chinesa no Brasil. A Masterclass foi organizada sob curadoria do Momento China, plataforma de conteúdo dedicada à cultura e língua chinesa, criada por graduandos, graduados e pós-graduandos do curso. O Momento China é dirigido pela jornalista Márcia Carini. Entre suas principais atividades estão a produção de conteúdo especializado sobre a China e a produção de eventos e palestras.

Durante o evento, os participantes também puderam conferir a exposição Looking China, que apresenta cartazes dos filmes elaborados pelos estudantes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) no projeto promovido pela Academy for International Communication of Chinese Culture (AICCC), com apoio da BNU Huilin Foundation.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.