Camerata da Orquestra Sinfônica da Ópera Nacional da China lota Teatro Municipal, no Rio de Janeiro



25 de junho de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

A Camerata da Orquestra Sinfônica da Ópera Nacional da China fez uma apresentação de muito sucesso no Teatro Municipal Carlos Gomes, no Rio de Janeiro. O espetáculo, que faz parte da “Temporada Cultural da China no Brasil 2025”, lotou a casa de espetáculos nessa terça (24). Estavam presentes diversas autoridades, membros do corpo diplomático, convidados e representantes da comunidade chinesa da cidade, como Tian Min, Cônsul Geral da China no Rio de Janeiro, e o deputado estadual pelo RJ, Danniel Librelon.

O presidente do Ibrachina, Thomas Law, destacou ser “uma única oportunidade ter esse contato com grandes artistas e tenores reconhecidos mundialmente”.

“A relação Brasil-China está cada vez mais forte. Os dois países defendem essa ponte de cultura, música e arte. Em 2026 será o Ano Cultural Brasil-China, que deverá gerar ainda mais integração entre os dois povos”, sublinhou.

O deputado Danniel Librelon disse que “foi uma experiência que emocionou a todos e nos deixou impactados”. “Temos essa porta aberta do Rio de Janeiro para a China, apoiando toda nova apresentação cultural e de intercâmbio”, afirmou.

“Foi uma noite memorável. Excelente seleção de músicas, com cantores brasileiros cantando em mandarim e músicos chineses executando peças brasileiras, como as de Villa-Lobos. Isso tem tudo a ver com o estreitamente de laços culturais de Brasil e China”, disse Henrique Dau, chefe de gabinete da secretaria de cultura da prefeitura do Rio de Janeiro.

No palco, 20 instrumentistas e quatro cantores líricos interpretaram obras sinfônicas e de óperas famosas, incluindo diversas composições de autores chineses. 

Artistas brasileiros se juntam à Camerata, incluindo o pianista José Artur e a soprano Marília Vargas, uma das vozes mais respeitadas do cenário lírico nacional. A regência foi do maestro e diretor de música chinês Yang Yang.

Márcia Melchior, presidente da RioMont - Associação de Arte e Cultura Brasil-China, prestigiou o evento e destacou a qualidade do espetáculo. “A Camerata fez uma apresentação emocionante, um presente para o Rio de Janeiro. Esperamos que, em breve, ocorram outros shows como este”, sublinhou.

Visita da Camerata ao Brasil

Em sua passagem pelo Brasil, a Camerata da Orquestra Sinfônica da Ópera Nacional da China celebrou a força da música clássica como elo entre as nações. Formada por músicos de excelência, o grupo cria experiências marcantes a cada apresentação, unindo técnica, sensibilidade e cooperação artística.

O evento é uma realização do Ibrachina, em parceria com a Energy China Brazil. Organização da Embaixada da China no Brasil e do Consulado da China no Rio de Janeiro, com apoio de Chinese Bridge Club in São Paulo, iBRICS+,  Núcleo de Relações Internacionais do Brasil - NURIBR e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Camerata no RJ (6)

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.