Brasília vai receber a 17º edição do campeonato mundial de Wushu



26 de agosto de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Brasília vai receber a décima sétima edição do campeonato mundial de Wushu, a primeira vez que será sediado no Brasil. O evento vai ocorrer entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O Wushu é uma arte marcial de origem chinesa, que se popularizou no ocidente como “kungfu”. No campeonato vão existir duas modalidades: o Taolu e o Sanda.

O Taolu é uma apresentação performática dos movimentos, na qual pode ser apresentada com as mãos livres ou com armas tradicionais da China, como bastões e espadas. Já o Sanda é o combate, individual ou de equipe.

O Brasil marcou presença em todas as edições do evento, e ao todo somam 26 medalhas, entre elas três de ouro.

Escola Wushu Olímpico

Em Brasília, uma escola oferece a modalidade de wushu. A ideia nasceu dos professores Amauri Araújo, João Marcos, Edom Ferreira e Eduardo Gonçalves.

Eles decidiram propagar a cultura chinesa na capital, com a Escola Wushu Olímpico (EWO), que está a mais de 15 anos ensinando Wushu e Tai Chi (um estilo meditativo de Kung Fu) para crianças e adultos, no Distrito Federal.

Em 2002, Eduardo decidiu procurar um esporte para praticar, mas ainda não sabia qual. Então o Edom, padrasto de Edu, o apresentou o Kung Fu. O padrasto já praticava a modalidade de Tai Chi, então ele decidiu levar o enteado para fazer uma aula experimental Wushu.

Hoje a escola conta com duas unidades, uma na Asa Norte e outra no Jardim Mangueiral, e quatro professores ( Amauri, Edom, Eduardo e João Marcos).

Uma breve explicação sobre o que significa Kung Fu

Os professores me explicaram que o Kung Fu se tornou um termo genérico no ocidente e na realidade Kung Fu é uma expressão que significa trabalho árduo. Ou seja, alguém que dedica um grande esforço para aprender algo, exerce o Kung Fu.

Então o termo pode se encaixar em tudo que trabalhamos duro para conseguir e não se refere apenas a arte marcial.

“O Kung Fu é o termo que se popularizou no ocidente, mas o Kung Fu não representa apenas a arte marcial. Na China, ele significa trabalho árduo. Uma pessoa que desenvolveu uma certa habilidade em algo a partir da dedicação e esforço. Por exemplo, um bom cozinheiro, que desenvolveu uma técnica, ele exerce um bom Kung Fu. O termo mais correto para se referir a arte marcial é Wushu.” Conta o professor Marcos.

Com informações da Agência de Notícias CEUB

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.