Brasil busca atrair mais turistas chineses com novos acordos de cooperação



9 de outubro de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Visando ampliar a presença do Brasil como destino junto ao público chinês, a Embratur assinou uma série de acordos de cooperação com importantes empresas da China. O objetivo é atrair cada vez mais turistas do país asiático aos destinos brasileiros. As assinaturas foram realizadas durante a ITB China, principal feira de turismo voltada para o mercado chinês.

Os Memorandos de Entendimento (MOUs) assinados conectam a Embratur a empresas estratégicas do setor de turismo da China, entre elas, a CICG (China International Communications Group) e a agência Lipe Travel. Juntas, a Agência e essas instituições vão desenvolver planos de ação conjuntos para a promoção do Brasil na China, com foco em comunicação digital, intercâmbio cultural e apoio à comercialização internacional.

Ainda durante a feira, a Embratur firmou parcerias com a Ctrip (Trip.com Group), conglomerado multinacional chinês de tecnologia de viagens, e com as empresas DragonTrail e Tongcheng, ambas especializadas em comunicação, marketing e promoção turística.

Os acordos preveem ações integradas, com o uso de inteligência de mercado e estratégias digitais para ampliar o alcance da imagem do Brasil junto ao público chinês. “Esta aproximação é fundamental para pavimentar o caminho rumo a novas conexões e, potencialmente, que mais chineses possam conhecer os encantos do Brasil”, enalteceu o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Mercado chinês

A China é um dos mercados prioritários para o turismo internacional brasileiro, tanto pelo volume crescente de viajantes pelo mundo, quanto pelo alto poder de consumo dos turistas chineses.

Em 2024, cerca de 162 milhões de turistas chineses viajaram internacionalmente, segundo a GlobalData, com projeção de crescimento para 310 milhões até 2040, de acordo com estudo da Google e Deloitte. No entanto, o Brasil ainda ocupa uma posição discreta no ranking de preferências, ficando na 49ª posição entre os destinos mais visitados por chineses, com apenas 76 mil visitantes em 2024, conforme dados da Embratur.

Com esses acordos, o Brasil dá um passo firme na direção de consolidar-se como destino de destaque no radar dos turistas chineses. “Atrair turistas chineses é uma oportunidade estratégica para o Brasil. Eles estão em busca de experiências únicas, turismo de natureza e atrações culturais, que temos de sobra. Com essas parcerias, estamos quebrando barreiras de idioma, cultura e acesso, além de estarmos incentivando a conexão entre os países”, destacou o presidente da Embratur.

Especialistas em Brasil

Outro passo importante e exclusivo que surgiu após o acordo entre os países foi o lançamento da plataforma Brasil Travel Specialist em mandarim, uma versão adaptada da ferramenta criada pela Embratur em parceria com o Sebrae e a LATAM. A versão da plataforma foi lançada também durante a ITB China.

O portal, que já opera em inglês e espanhol, é voltado para capacitação de agentes de viagem ao redor do mundo, oferecendo treinamento personalizado, informações atualizadas sobre destinos brasileiros e materiais exclusivos.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.