Brasil assina acordos de colaboração com China na área econômica



12 de agosto de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Um importante acordos de cooperação entre o Brasil e China foi formalizado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 11 de agosto. Ele irá fortalecer parcerias em setores financeiros e econômicos considerados estratégicos.

A divulgação ocorre em meio a medidas comerciais internacionais, incluindo tarifas elevadas aplicadas por terceiros países a exportações brasileiras.

O acordo com a China prevê:

  • Alinhamento entre programas nacionais de desenvolvimento brasileiros (como Nova Indústria Brasil, PAC, Planos de Transformação Ecológica e Rotas da Integração Sul-Americana) e a Iniciativa Cinturão e Rota chinesa.
  • Ampliação e consolidação da cooperação programática entre os países.
  • Fortalecimento da Comissão Brasileiro-Chinesa de Alto Nível (COSBAN), com ênfase em ações práticas para criar mecanismos internacionais de preservação de florestas tropicais.

O documento reforça o compromisso das partes com princípios fundamentais, incluindo igualdade, benefício recíproco, confiança, transparência, inovação, justiça, equidade e respeito à soberania nacional.

Os ministros da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad e um representante do Ministério das Finanças da China foram os signatários da iniciativa, que busca diversificar as relações econômicas do Brasil em um cenário global de desafios comerciais.

 

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.