Arte milenar de escultura em ovos continua preservada



28 de novembro de 2022

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Quando não está conduzindo trens, Wang Jian dedica-se a preservar um  patrimônio cultural imaterial chinês. Ele utiliza técnicas milenares de esculpir em ovos no seu estúdio em Hefei, província de Anhui, leste da China.

Com o nome artístico de Qingqing, o artista esculpe ovos há 28 anos. São dezenas de obras com diversos padrões, desde animais, passando por figuras históricas até desenhos que retratam as mudanças nos trens na China ao longo dos anos.

As técnicas de escultura em Casca de Ovo de Luzhou são uma paixão para Jian desde a infância. Ela domina muitas formas de artes plásticas, mas especializou-se nesse tipo de escultura que demanda paciência e disciplina.

Acredita-se que o surgimento dessa técnica surgiu no período conhecido como Primaveras e Outonos, entre 722  e 481 antes de Cristo. Na cultura chinesa, os ovos são símbolos de fertilidade e esperança.

A técnica usada por Jiang e outros artistas que se dedicam a ela começa com o esvaziamento do conteúdo do ovo de cisne, embora os de galinha e de patos também possam ser usados. Ele é limpo e preparado antes de começar a ser esculpido.

Utiliza-se um lápis e uma borracha para fazer criar imagens na delicada casca. Depois, com movimentos precisos com uma lâmina bastante afiada, vão se formando as imagens em níveis diferentes da superfície.

Cada peça conta uma história

Entre suas peças mais conhecidas está o “Dragão subindo para o céu”, onde utilizou a técnica de escultura yang, criando um recuo no fundo para fazer dar proeminência à imagem que recebeu uma fina camada de tinta.

Peixes dourados são símbolo de riqueza e abundância na vida, pois sua pronúncia em mandarim é igual à palavra “excedente”. Nessa escultura, Jiang destaca uma variedade do peixe que tem no alto da cabeça uma parte que se assemelha a um chapéu vermelho, uma cor que na cultura chinesa também é sinal de prosperidades.

Na obra “Cidade da Água” o artista mostra uma cidade aquática com 23 casas, montanhas, cachoeiras, lagos, pássaros, pontes, pedestres, barcos com reflexos na água, etc. Ele conta que se inspirou nos cenários naturais da bela Província de Anhui, onde mora.

“Personagens de A Margem da Água” é a representação de três dos 108 personagens do famoso livro 水浒传, um romance histórico do século XIV escrito por Shi Nai'an.

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.