“A Festa de um Homem Só” é o primeiro livro do mestre do microconto chinês disponível no Brasil



9 de outubro de 2023

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Lao Ma (劳马), pseudônimo de Ma Junjie (马俊杰), é conhecido como pai do microconto chinês. Atual vice-secretário da Educação e membro do Comitê Central da Associação Chinesa de Escritores, foi professor de literatura na Universidade de Renmin da China. 

Suas obras já foram traduzidas para diversos idiomas, como o espanhol, inglês, francês e coreano. Seu primeiro livro a chegam ao Brasil é “A Festa de um Homem Só''. A obra reúne uma série de relatos ficcionais breves, com cinco dos textos mais célebres do autor.

O humor, o absurdo e a história recente de seu país são retratados por Lao Ma em pequenos fragmentos do cotidiano. O autor diz que suas narrativas não pertencem somente ao povo chinês, mas a qualquer leitor que possa se identificar e sentir-se tocado por elas.

Adquira o livro no site da editora.

Edição do livro é fruto de acordos internacionais

O livro foi traduzido pelo professor Caio Yurgel, da universidade chinesa Duke Kunshan University. 

“A escrita do Lao Ma é em igual medida curta e irônica, uma ironia que tem um pé na quase infinita história do país, e outro nas acachapantes mudanças pelas quais a China vêm passando desde os anos oitenta. O vão entre gerações é brutal. Hoje em dia, pais e filhos têm experiências completamente distintas do que seja a "China". Daí vem a ironia. A ironia, afinal de contas, é a distância entre o que está sendo dito e a realidade. Irônico é quem se dá conta dessa distância. O grande desafio da tradução foi conseguir manter essa ironia, esse humor negro que percorre os contos e que tem algo de Kafka (rir diante do absurdo da vida moderna), e, ao mesmo tempo, respeitar os momentos de seriedade em que se está confrontando passagens da história e do sistema político atual”, afirma.

A obra chegou ao Brasil por meio de acordos internacionais entre os dois países, na 4ª Conferência Internacional de Cooperação à Publicação e Imprensa.Paula Cajaty, editora da Jaguatirica, representava as editoras independentes brasileiras na ocasião.  

“A China tem parcerias de negócios fortíssimas com o Brasil e a presença de brasileiros só aumenta nas principais cidades chinesas. Esta tendência consolida também uma troca cultural, o despertar do interesse do leitor médio chinês por narrativas estrangeiras”, disse Cajaty.

Serviço

A Festa de um Homem Só

Lao Ma (autor) - Caio Yurgel (tradutor)

Editora Jaguatirica, Rio de Janeiro

340 páginas 

Compartilhe essa publicação nas redes sociais
Copy link
URL has been copied successfully!
WhatsApp
LinkedIn
Share
Follow by Email

Conectando Culturas, Construindo Pontes

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais informações.